Categories: Mobilidade

Projeto português transforma veículos em routers Wi-Fi

Conexão grátis, permanente, de qualidade, que funciona tão bem que é invisível ao utilizador. Parece algo básico, mas é difícil implementar uma rede pública com a cobertura e distribuição de carga adequada.

A partir de estudos realizados na Universidade do Porto, foi fundada a startup Veniam, que traz uma nova tecnologia que possibilita transformar veículos em router Wi-Fi, que mantém uma rede perene, estabelecida por malha.

A tecnologia, que envolve soluções de hardware e software, já está em uso na cidade portuguesa de Porto e atende cerca de 70 mil pessoas por mês. Segundo a empresa, de 50 a 80% dos usuários agora prefere utilizar a rede pública, deixando do lado as redes móveis celulares.

São cerca de 600 autocarros, táxis e camiões de recolha de lixo que operam sobre a tecnologia de conectividade da Veniam.

O plano da Veniam, que estabeleceu sua sede no Vale do Silício para expandir-se além da Europa, é transformar os meios de transporte em pontos de acesso à internet ao mesmo tempo que leva inteligência às prefeituras, recolhendo dados para ajudar no planeamento urbano da cidade.

Os routers da empresa contam inclusive com sensores que ajudam a identificar a presença de buracos nas vias, mapeando a necessidade de reparos e ajudando aos gestores públicos a aplicar recursos de forma mais eficiente.

A startup é resultado de oito anos de pesquisa e desenvolvimento liderados pelos professores João Barros e Susana Sargento no Instituto de Telecomunicações das Universidades do Porto e de Aveiro.

Os norte-americanos Roy Russell e Robin Chase, que criaram a Zipcar, a maior empresa de partilha de veículos do mundo, são sócios dos portugueses na iniciativa.

Com quase cinco milhões de dólares captados em rodada de investimentos, o próximo passo da Veniam é implementar sua tecnologia nas cidades de São Francisco e Nova Iorque.

Jocelyn Auricchio

Atua como jornalista especializado em tecnologia há mais de 20 anos, escrevendo para as maiores empresas de mídia do Brasil, como Editora Abril e Jornal O Estado de São Paulo. Além de foco em cobertura B2B e B2C, tem especial interesse nos bits e bytes do mundo hacker. Entusiasta por tecnologia desde que conseguiu formular as primeiras frases, está em busca de um mítico notebook para jogos com grande autonomia de bateria. Acredita em café bom, chocolate amargo e comida decente.

Recent Posts

Fundo Europeu de Investimento garante 5 milhões de euros à Code for All__

A garantia faz parte de uma iniciativa que visa facilitar o acesso ao financiamento a…

1 dia ago

Ericsson Imagine Live em Portugal destaca papel do 5G

O evento pretendeu dar a conhecer insights de especialistas, explorar demonstrações de vanguarda e discutir…

2 dias ago

Carris Metropolitana tem novo website mobile-first

Depois do lançamento da app, o site surge agora com novas funcionalidades e mais transparência…

4 dias ago

Bit2Me STX inicia testes Sandbox para bolsa de valores blockchain

O Bit2Me STX é uma das primeiras infraestruturas do mercado financeiro blockchain destinada a operar…

5 dias ago

150 mil euros para promover a inovação na Indústria

Bolsa Jorge de Mello é dirigida a investigadores em Portugal e visa impulsionar a investigação…

5 dias ago

UCP é reconhecida como a instituição universitária mais empreendedora em Portugal

O ranking reconhece e destaca o papel crescente das universidades na promoção do empreendedorismo em…

1 semana ago