Categories: Mobilidade

Projeto português transforma veículos em routers Wi-Fi

Conexão grátis, permanente, de qualidade, que funciona tão bem que é invisível ao utilizador. Parece algo básico, mas é difícil implementar uma rede pública com a cobertura e distribuição de carga adequada.

A partir de estudos realizados na Universidade do Porto, foi fundada a startup Veniam, que traz uma nova tecnologia que possibilita transformar veículos em router Wi-Fi, que mantém uma rede perene, estabelecida por malha.

A tecnologia, que envolve soluções de hardware e software, já está em uso na cidade portuguesa de Porto e atende cerca de 70 mil pessoas por mês. Segundo a empresa, de 50 a 80% dos usuários agora prefere utilizar a rede pública, deixando do lado as redes móveis celulares.

São cerca de 600 autocarros, táxis e camiões de recolha de lixo que operam sobre a tecnologia de conectividade da Veniam.

O plano da Veniam, que estabeleceu sua sede no Vale do Silício para expandir-se além da Europa, é transformar os meios de transporte em pontos de acesso à internet ao mesmo tempo que leva inteligência às prefeituras, recolhendo dados para ajudar no planeamento urbano da cidade.

Os routers da empresa contam inclusive com sensores que ajudam a identificar a presença de buracos nas vias, mapeando a necessidade de reparos e ajudando aos gestores públicos a aplicar recursos de forma mais eficiente.

A startup é resultado de oito anos de pesquisa e desenvolvimento liderados pelos professores João Barros e Susana Sargento no Instituto de Telecomunicações das Universidades do Porto e de Aveiro.

Os norte-americanos Roy Russell e Robin Chase, que criaram a Zipcar, a maior empresa de partilha de veículos do mundo, são sócios dos portugueses na iniciativa.

Com quase cinco milhões de dólares captados em rodada de investimentos, o próximo passo da Veniam é implementar sua tecnologia nas cidades de São Francisco e Nova Iorque.

Jocelyn Auricchio

Atua como jornalista especializado em tecnologia há mais de 20 anos, escrevendo para as maiores empresas de mídia do Brasil, como Editora Abril e Jornal O Estado de São Paulo. Além de foco em cobertura B2B e B2C, tem especial interesse nos bits e bytes do mundo hacker. Entusiasta por tecnologia desde que conseguiu formular as primeiras frases, está em busca de um mítico notebook para jogos com grande autonomia de bateria. Acredita em café bom, chocolate amargo e comida decente.

Recent Posts

Kaspersky KATA 7.0 para proteção contra ataques direcionados

Com o lançamento de KATA 7.0, as organizações podem agora beneficiar de capacidades melhoradas de…

4 dias ago

Acer lança nova dupla de monitores de gaming Predator QD-OLED

Novos monitores Predator X32 X2 e X27U X1 oferecem imagens de jogo nítidas, com uma…

6 dias ago

Adolfo Martinho é o novo diretor-geral da DXC Technology em Portugal

Adolfo Martinho sucede a Manuel Maria Correia, que liderou a empresa em Portugal desde a…

6 dias ago

Atenção ao malware oculto no GitHub

A Kaspersky descobriu centenas de repositórios de código aberto infetados com malware multifacetado, dirigidos a…

1 semana ago

Microsoft lança Researcher e Analyst para Microsoft 365 Copilot

O Researcher e o Analyst vão começar a ser disponibilizados para clientes com licença do…

2 semanas ago

Ricardo Morais entra na EY para reforçar área SAP

Ao longo da sua carreira, Ricardo Morais assumiu responsabilidades em gestão de clientes e desenvolvimento…

2 semanas ago