Projeto de redes elétricas inteligentes UPGRID testado no Parque das Nações

O demonstrador português será desenvolvido pela EDP Distribuição, Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência (INESC TEC), Withus e NOS, com os testes a decorrer na freguesia do Parque das Nações com mais de 20 mil consumidores residenciais. O projeto UPGRID foi lançado no início do ano passado, no âmbito do programa H2020, e consiste em soluções inovadoras para a operacionalização e exploração avançada de redes de baixa e média tensão. Está a ser desenvolvido por um consórcio europeu composto por 19 parceiros de sete países europeus: Portugal, Espanha, Polónia, Suécia, Reino Unido e França, entrando a Noruega como país associado.

“Vão ser testadas soluções que permitam implementar funcionalidades avançadas em tecnologias já existentes para formar um sistema integrado inteligente”, resume o coordenador do Centro de Sistemas de Energia do INESC TEC, Luís Seca. “Com este projeto pretendemos melhorar a monitorização e controlo das redes de média e baixa tensão, como forma de antecipar problemas associados a integrações de larga escala de Recursos Distribuídos de Energia”, acrescenta. A novidade é que são incluídas plataformas que vão permitir a participação de consumidores finais na operação.

O valor do projeto é de 15,7 milhões de euros, dos quais 11,9 milhões são financiados pela Comissão Europeia. Além do Parque das Nações, serão instalados demonstradores em Bilbao (Espanha), Gdynia, na área de Gdansk (Polónia) e na cidade de Åmål, no sul da Suécia. Prevê-se que o UPGRID esteja concluído e dezembro de 2017.

Luís Seca sublinha que o impacto esperado é um indicador da necessidade de implementação de “novas medidas de acesso ao mercado elétrico”, o que envolverá novas políticas regulatórias e modelos de negócio com potenciais reduções nos custos gerais de fornecimento do sistema. “Vai também ser efetuada uma avaliação do impacto social da solução, tendo em consideração questões sensíveis, como preocupações com a proteção de dados e a aceitação pública pelos cidadãos e outros stakeholders.”

O UPGRID é coordenado pela Iberdrola Distribución Eléctrica e conta com a participação com várias associações e universidades nos países envolvidos.

Ana Rita Guerra

Jornalista de economia e tecnologia há mais de dez anos, interessa-se pelas ideias disruptivas que estão a mudar a forma como se consome e se trabalha. Vive em Los Angeles e tem um gosto especial por startups, música, papas de aveia e kickboxing.

Recent Posts

Carris Metropolitana tem novo website mobile-first

Depois do lançamento da app, o site surge agora com novas funcionalidades e mais transparência…

1 dia ago

Bit2Me STX inicia testes Sandbox para bolsa de valores blockchain

O Bit2Me STX é uma das primeiras infraestruturas do mercado financeiro blockchain destinada a operar…

2 dias ago

150 mil euros para promover a inovação na Indústria

Bolsa Jorge de Mello é dirigida a investigadores em Portugal e visa impulsionar a investigação…

3 dias ago

UCP é reconhecida como a instituição universitária mais empreendedora em Portugal

O ranking reconhece e destaca o papel crescente das universidades na promoção do empreendedorismo em…

6 dias ago

Visa vai equiparar criadores de conteúdo a PME

O objetivo desta medida é o crescimento económico e o acesso a pagamentos online seguros…

1 semana ago

MEO Empresas lança acesso à internet com velocidades simétricas de 100Gbps

Este novo serviço é especialmente indicado para fornecedores de conteúdos e sites transacionais que procuram…

1 semana ago