Projeto da FCT Nova finalista dos Green Project Awards

O projecto apresentado a competição pelo aluno de doutoramento António Vicente e os professores, Rodrigo Martins, Elvira Fortunato e Hugo Águas está nomeado para a categoria “Inovação e Desenvolvimento”.

O objectivo do projeto é demonstrar a viabilidade de um novo e disruptivo conceito de célula solar em papel de embalagens alimentares.

Em comunicado enviado à imprensa, a FCT Nova explana que a sociedade actual exige cada vez mais segurança, controlo de qualidade e alimentos naturais. Estas necessidades, transversais a consumidores, produtores e distribuidores, vão ao encontro deste novo dispositivo que permite fornecer energia a embalagens inteligentes, para monitorizar em tempo real os alimentos e assegurar que estão próprios para consumo, sem dependermos apenas de um valor estatístico como é a indicação do prazo de validade.

Dado que as técnicas envolvidas no fabrico deste dispositivo são comuns e a embalagem de cartão não sofre quaisquer modificações a priori, esta tecnologia pode ser implementada imediatamente pela indústria, lê-se no comunicado. Ademais, a utilização a embalagem como substrato em substituição do plástico, típico nas células flexíveis, permite, segundo os investigadores, reduzir os custos de fabrico em quase 50% “o que se traduz num produto extremamente barato, acessível a todos e sem com isso prejudicar a sustentabilidade e reciclagem da embalagem”.

“Este conceito, além de trazer valor acrescentado e novas funcionalidades a embalagens inteligentes, pode ser adaptado para alimentar inúmeros dispositivos (etiquetas inteligentes, carregadores solares, sensores, etc.) cujo limite é a imaginação. Este projecto contribui para a consolidação da electrónica descartável cujo conceito nasceu na FCT-UNL”.

Susana Marvão

Jornalista especializada em TIC desde 2000, é fã incondicional de todo o tipo de super-heróis e da saga Star Wars. É apaixonada pelo impacto que as tecnologias têm nas empresas.

Recent Posts

Carris Metropolitana tem novo website mobile-first

Depois do lançamento da app, o site surge agora com novas funcionalidades e mais transparência…

2 dias ago

Bit2Me STX inicia testes Sandbox para bolsa de valores blockchain

O Bit2Me STX é uma das primeiras infraestruturas do mercado financeiro blockchain destinada a operar…

3 dias ago

150 mil euros para promover a inovação na Indústria

Bolsa Jorge de Mello é dirigida a investigadores em Portugal e visa impulsionar a investigação…

3 dias ago

UCP é reconhecida como a instituição universitária mais empreendedora em Portugal

O ranking reconhece e destaca o papel crescente das universidades na promoção do empreendedorismo em…

7 dias ago

Visa vai equiparar criadores de conteúdo a PME

O objetivo desta medida é o crescimento económico e o acesso a pagamentos online seguros…

1 semana ago

MEO Empresas lança acesso à internet com velocidades simétricas de 100Gbps

Este novo serviço é especialmente indicado para fornecedores de conteúdos e sites transacionais que procuram…

1 semana ago