Em setembro de 2015, a plataforma da Kaspersky contra ataques direcionados identificou um protótipo com uma característica incomum dentro da rede de um cliente. A anomalia conduziu os investigadores ao ProjectSauron um ator de ameaça Estado-nação que ataca organizações estatais com um conjunto exclusivo de ferramentas para cada vítima.
O ProjectSauron pretende maioritariamente ganhar acesso a comunicações encriptadas, através de uma plataforma modular avançada de ciberespionagem que incorpora técnicas únicas.
O malware tem como alvos preferenciais os governos, instituições militares, centros de investigação científica e as organizações financeiras. Até à data, foram identificadas mais de 30 organizações vítimas, na Rússia, Irão e Ruanda, e pode haver mais em países de língua italiana.
O Project Sauron parece ser um ator experiente que aprendeu com outros atores muito avançados, incluindo Duqu, Flame, Equation e Regin, adotando grande parte das suas técnicas inovadoras e melhorando outras, de forma a permanecer sem ser descoberto. De acordo com a Kaspersky Lab os casos de ProjectSauron foram detetados como HEUR:Trojan.Multi.Remsec.gen.
A característica mais destacada no ProjectSauron é o facto de evitar deliberadamente o uso de padrões, personalizando a forma de implementação e as infraestruturas para cada alvo individual, dificultando, assim, a sua deteção.
“Alguns ataques dirigidos têm por base ferramentas low cost e prontas para serem utilizadas. ProjectSauron, pelo contrário, é uma das que assentam em ferramentas homemade, de confiança, com códigos personalizáveis. O uso indicadores exclusivos, como o servidor de controlo, chaves de encriptação e outras coisas, a juntar ao uso de técnicas de vanguarda de outros atores de maior ameaça, é uma novidade. A única maneira de resistir a tais ameaças é ter muitas camadas de segurança, assentes numa cadeia de sensores a monitorizar a mínima anomalia, multiplicado com uma análise forense e intelligence para identificar padrões, mesmo quando parece não haver nenhum”, indicou em comunicado Vitaly Kamluk, Investigador Principal de Segurança na Kaspersky Lab.
Eis as principais características do ProjectSauron:
Os peritos de segurança da Kaspersky aconselham as organizações a fazer uma auditoria completa às suas redes TI e terminais e que implementem as seguintes medidas:
A garantia faz parte de uma iniciativa que visa facilitar o acesso ao financiamento a…
O evento pretendeu dar a conhecer insights de especialistas, explorar demonstrações de vanguarda e discutir…
Depois do lançamento da app, o site surge agora com novas funcionalidades e mais transparência…
O Bit2Me STX é uma das primeiras infraestruturas do mercado financeiro blockchain destinada a operar…
Bolsa Jorge de Mello é dirigida a investigadores em Portugal e visa impulsionar a investigação…
O ranking reconhece e destaca o papel crescente das universidades na promoção do empreendedorismo em…