Programa da Amazon permite às livrarias receber comissão na venda de livros

A Amazon anunciou um programa que permite às livrarias venderem os leitores de livros eletrónicos ou os tablets da gama Kindle e ficarem com uma comissão dos livros comprados através daqueles aparelhos.

2-amazoncomA empresa de comércio eletrónico tem sido acusada de destruir o negócio das livrarias tradicionais e, para inverter essa situação, criou recentemente este novo programa.

O programa já estava a decorrer numa experiência-piloto e tem um alcance limitado, ou seja, só poderão aderir lojas de 24 estados dos Estados unidos.

As livrarias poderão assim vender aparelhos Kindle e ficar durante dois anos com dez por cento das receitas dos livros eletrónicos comprados através daqueles aparelhos. As livrarias também poderão comprar os Kindles à Amazon com um desconto de seis por cento sobre o preço de venda que a empresa sugere aos retalhistas.

A comissão das livrarias terá de compensar eventuais reduções na venda de livros em papel por parte dos clientes que optarem por comprar um Kindle. No entanto, se esses clientes já tivessem a intenção de ler em formato digital, as livrarias têm uma oportunidade de conseguir receitas com leitores que, de outra forma, comprariam diretamente à multinacional norte-americana de comércio eletrónico.

O programa contempla ainda uma outra opção, com a qual a empresa espera chegar a lojas de aparelhos eletrónicos e retalhistas genéricos que poderão vender e comprar aparelhos Kindle para revenda, beneficiando de um desconto de nove por cento sobre o preço de venda sugerido.

Os Kindle são muito comprados através do site da Amazon e em Portugal esta é mesmo a única opção, pois não estão ainda disponíveis em lojas.