O Hospital CUF do Infante Santo, em Lisboa, realizou ontem as duas primeiras intervenções cirúrgicas em Portugal com o Google Glass. As cirurgias foram transmitidas em direto para alunos e profissionais de saúde.
João Paço revelou que esteve nervoso durante todo o dia por esta ser uma estreia em Portugal, mas destacou o potencial dos óculos no ensino. “É um salto enorme”, sublinha o cirurgião.
“Uma das atividades que já foi testada noutros países, com grande sucesso, foi a transmissão de intervenções cirúrgicas realizadas em ambiente hospitalar para universidades e escolas de saúde”, lê-se no site oficial do hospital.
Nesse mesmo site, é ainda explicado que “o dispositivo permite o acompanhamento à distância dos atos cirúrgicos, com todo o pormenor, como se a assistência estivesse no lugar do cirurgião. Adicionalmente, permite ainda a interação em tempo real com a equipa cirúrgica, o que potencia o impacto formativo deste dispositivo”.
Uma das vantagens é o facto de estar a ser feito o relato na primeira pessoa de todos os passos da cirurgia. Isto pode ser vantajoso para professores e estudantes de medicina, que podem ensinar e aprender através dos óculos da Google.
No entanto, foi notada uma certa falta de qualidade na transmissão do YouTube. Mas para compensar existe o streaming de uma segunda câmara, desta feita fixa, que acompanhou o ecrã onde a cirurgia foi projetada.
A segunda operação começou às 19 horas de ontem. Hugo Estibeiro foi o cirurgião.
O Google Glass é um dispositivo tecnológico pioneiro que permite a transmissão de imagem e som via Internet.
Com o lançamento de KATA 7.0, as organizações podem agora beneficiar de capacidades melhoradas de…
Novos monitores Predator X32 X2 e X27U X1 oferecem imagens de jogo nítidas, com uma…
Adolfo Martinho sucede a Manuel Maria Correia, que liderou a empresa em Portugal desde a…
A Kaspersky descobriu centenas de repositórios de código aberto infetados com malware multifacetado, dirigidos a…
O Researcher e o Analyst vão começar a ser disponibilizados para clientes com licença do…
Ao longo da sua carreira, Ricardo Morais assumiu responsabilidades em gestão de clientes e desenvolvimento…