Primavera lança versão 9 do seu ERP

A tecnológica Primavera lançou a versão 9 do seu software de gestão empresarial, uma versão centrada no novo paradigma da conetividade e que promove a eficiência ao simplificar e, simultaneamente, acelerar operações. O ERP Primavera v9 é um sistema de gestão híbrido preparado para todos os cenários de utilização: conecta-se a aplicações móveis, integra dados da Cloud e partilha negócio com milhares de empresas numa plataforma à escala global, diz a empresa na apresentação à imprensa.

“As soluções rígidas e fechadas, restritas ao desktop e com funcionalidades estanques, já não são compatíveis com o ritmo atual dos negócios”, afirma José Dionísio, Co-CEO da Primavera  BSS. “A cadência atual dos negócios exige um sistema de gestão cada vez mais interativo, dinâmico e inteligente que se adapte à evolução do mercado e às alterações que essa evolução provoca no modus operandi das empresas”.

Segundo a própria empresa, a grande revolução da versão 9 do ERP Primavera é a conectividade. Essa conectividade resulta na ligação a dados disponibilizados por repositórios e serviços na Cloud, na distribuição de informação crítica de negócio a pessoas em contextos de mobilidade através de dispositivos móveis e, também, no acesso a uma rede inovadora de contactos com enorme potencial de networking. A chave para este novo mundo é a tecnologia híbrida que conjuga as vantagens das soluções On-premise com o potencial das soluções Cloud.

Com a versão 9, a Primavera possibilita o acesso (sem custos) à base de dados da Informa D&B, com atualização diária, permitindo desta forma reduzir substancialmente o trabalho administrativo das organizações, através do acesso aos dados de contacto e estado (ativa, insolvente, etc.) de todas as empresas em Portugal. Com esta integração, bastará introduzir o NIF e automaticamente o sistema preenche as fichas de clientes, fornecedores e outras entidades, libertando os recursos internos para outras operações de maior valor acrescentado.

“O ERP Primavera  v9 é a resposta às exigências da nova empresa aberta ao mundo e centrada nos utilizadores”, acrescenta o Co-CEO da Primavera  BSS. “Ligar pessoas em diferentes contextos de atividade a dados que, muitas vezes, estão do lado de fora da empresa é, hoje, fundamental”.

Outro aspeto salientado pela empresa é que com a versão 9, será possível atualizar os dados de contacto e aceder a um serviço de partilha de dados, garantindo assim que todas as entidades têm os contactos sempre atualizados.

Esse serviço, integrado com o ERP, permite a partilha de dados de contacto de empresas, clientes, fornecedores e outros que, mediante consentimento prévio, passam a estar disponíveis nessa plataforma de networking gerida e autenticada pela Primavera. “A integração nesta rede de contactos representa um potencial de negócio sem precedentes”, garantem no documento cedido à imprensa.

Além da possibilidade de acesso aos dados de contacto das empresas que integram a rede, numa segunda fase, o ERP irá evoluir para um marketplace onde será possível divulgar produtos e serviços.

A nova versão possibilita o acesso às soluções e aos serviços da empresa na Cloud, sem sair do ambiente de trabalho. A oferta Primavera na Cloud engloba soluções de mobilidade, informação sobre rating financeiro de várias entidades e pagamentos eletrónicos. Ao subscrever estes produtos, a informação integra automaticamente com o ERP.

“Por outro lado, uma tecnologia única de painéis de gestão faz do ERP Primavera  v9 um autêntico assistente tecnológico, interpretando as necessidades do utilizador e fornecendo-lhe a informação correta no momento adequado. Os painéis auxiliam as ações que o utilizador possa estar a desenvolver numa das janelas da aplicação (editor, tabela, manutenção, exploração) com informação complementar e contextualizada”.

A nova solução contempla, também, um conjunto de melhorias e novas funcionalidades que irão tornar mais célere e ágil a gestão de operações relacionadas com processos de vendas, inventário, faturação, ordens de pagamento, liquidações, cobranças, entre outras.

Por exemplo, o módulo de Vendas será enriquecido com uma funcionalidade que permitirá definir planos de faturação associados a contratos ou entidades. A nova funcionalidade Projeção de Necessidades calculará as necessidades da empresa automaticamente em função do stock disponível e das encomendas em carteira. O lançamento automático em tesouraria a partir do extrato bancário também passará a ser um processo imediato, assim como a liquidação de pendentes no momento do lançamento de tesouraria.

Por fim, integra ainda dois novos módulos: Gestão de Contratos e Serviços Técnicos. Com o primeiro, a Primavera pretende facilitar o processo de gestão dos contratos de compra, venda e pós-venda, e agilizar todo o ciclo contratual, desde os processos de negociação, controlo de garantias contratuais, cláusulas, gestão de períodos de vigência e cumprimento das regras contratuais, renovação/renegociação e arquivo.

O módulo de Serviços Técnicos permite articular a agenda das equipas técnicas com os pedidos de intervenção de forma simples e intuitiva, quer o trabalho seja executado por equipas internas, quer em regime de outsourcing. Um planeamento gráfico de intervenções distribui automaticamente os pedidos de assistência pelos técnicos, consoante as suas qualificações, agenda, rota, vinculação a contratos ou outros critérios que pretenda valorizar.

Susana Marvão

Jornalista especializada em TIC desde 2000, é fã incondicional de todo o tipo de super-heróis e da saga Star Wars. É apaixonada pelo impacto que as tecnologias têm nas empresas.

Recent Posts

Fundo Europeu de Investimento garante 5 milhões de euros à Code for All__

A garantia faz parte de uma iniciativa que visa facilitar o acesso ao financiamento a…

23 horas ago

Ericsson Imagine Live em Portugal destaca papel do 5G

O evento pretendeu dar a conhecer insights de especialistas, explorar demonstrações de vanguarda e discutir…

2 dias ago

Carris Metropolitana tem novo website mobile-first

Depois do lançamento da app, o site surge agora com novas funcionalidades e mais transparência…

3 dias ago

Bit2Me STX inicia testes Sandbox para bolsa de valores blockchain

O Bit2Me STX é uma das primeiras infraestruturas do mercado financeiro blockchain destinada a operar…

4 dias ago

150 mil euros para promover a inovação na Indústria

Bolsa Jorge de Mello é dirigida a investigadores em Portugal e visa impulsionar a investigação…

5 dias ago

UCP é reconhecida como a instituição universitária mais empreendedora em Portugal

O ranking reconhece e destaca o papel crescente das universidades na promoção do empreendedorismo em…

1 semana ago