Press release

Trade Republic torna o investimento em obrigações acessível a todos

0
Sponsored by businesswire

A Trade Republic alarga a sua oferta e reforça a sua posição como a maior plataforma de poupança da Europa: a partir de agora, os clientes podem investir diariamente em 500 obrigações líquidas do Estado e de empresas. Os investidores têm assim a oportunidade de obter taxas de juro elevadas a longo prazo.

“Particularmente relevante no contexto atual, as obrigações são uma classe de ativos importante para beneficiar de taxas de juro elevadas a longo prazo. Somos o primeiro corretor na Europa a abrir o acesso a esta classe de ativos aos investidores de retalho”, afirma Christian Hecker, cofundador da Trade Republic. “Até hoje, os investidores tinham de recorrer a bancos ou consultores onerosos para aceder ao mercado obrigacionista. Com esta nova oferta, estamos a dar mais um passo na nossa missão de tornar o mercado de capitais acessível a mais pessoas”.

A Trade Republic resolveu dois desafios fundamentais do mercado obrigacionista para os seus investidores: as obrigações exigem normalmente um investimento mínimo de 1 000 euros, o que as torna muitas vezes difíceis de pagar para muitas pessoas. Além disso, o mercado obrigacionista é confuso e é difícil encontrar produtos líquidos. Sendo o primeiro corretor na Europa, a Trade Republic oferece agora, numa base diária, 500 obrigações líquidas de Estado e de empresas, nas quais os investimentos podem ser efetuados com apenas 1 euro. Como sempre: não há comissão à ordem para negociação, tendo apenas uma taxa de terceiros de 1 euro para liquidação.

Com isto, a Trade Republic alarga o acesso à negociação de obrigações – uma classe de ativos reservada há demasiado tempo a uma manada de investidores – a um vasto grupo de clientes pela primeira vez na Europa. Este facto está em consonância com a missão da Trade Republic de democratizar o mercado de capitais. O contexto atual do mercado com elevadas taxas de juro, que acabaram de ser aumentadas mais uma vez pelo BCE, oferece a oportunidade aos cidadãos europeus de aumentar a sua riqueza a longo prazo, incluindo através de produtos de dívida como as obrigações.

“As obrigações são a maior classe de ativos a nível global, e têm sido um elemento básico de carteiras diversificadas durante séculos, mas nos últimos anos viram a sua popularidade cair porque, simplesmente, os retornos não eram suficientemente interessantes. Hoje em dia, com taxas de juros acima dos 4%, as obrigações voltaram a ser atrativas e podem ser uma forte ferramenta para combater a inflação, que ainda está muito acima dos 3% em Portugal. Na Trade Republic, estamos extremamente orgulhosos por apresentarmos as obrigações a uma geração de jovens investidores portugueses, muitos dos quais nunca tiveram a oportunidade de criar uma carteira equilibrada de ações e obrigações nas suas vidas”, afirma Matthias Baccino, Group Lead para os Mercados Europeus na Trade Republic.

A Trade Republic transfere 4% p.a de juros sobre o dinheiro não investido recebido dos bancos parceiros para os seus clientes atuais e novos a partir de 1 de outubro de 2023.

Sobre a Trade Republic

A Trade Republic tem a missão de preparar milhões de europeus para a criação de património através de um acesso seguro, fácil e sem comissões aos mercados de capitais. Com clientes em 17 países europeus e milhares de milhões de ativos sob gestão, a Trade Republic já é a aplicação de referência para gerir o seu património para muitos europeus. Oferece investimentos em planos de poupança, investimentos fraccionados, ETF, obrigações, derivados e criptomoedas. A Trade Republic é uma empresa tecnológica supervisionada pelo Bundesbank e pelo BaFin. Como a maior plataforma de poupança da Europa, a Trade Republic recebeu investimentos da Accel, Ontario Teachers ‘, Peter Thiel’s Founders Fund, Sequoia e TCV. A empresa sediada em Berlim foi fundada em 2015 por Christian Hecker, Thomas Pischke e Marco Cancellieri.