Press release

Raxio obtém US$100 milhões da IFC para o desenvolvimento de uma plataforma de centro de dados líder em África subsariana

0
Sponsored by businesswire

O Grupo Raxio, uma plataforma líder em centro de dados em África subsariana, firmou um acordo de US$100 milhões em financiamento da International Finance Corporation (IFC), membro do Grupo Banco Mundial. O financiamento acelerará a expansão das instalações da Raxio, impulsionando tecnologias-chave, como a inteligência artificial, a computação em nuvem e serviços financeiros digitais, factores fundamentais para o crescimento económico e a inclusão digital da África.

Este comunicado de imprensa inclui multimédia. Veja o comunicado completo aqui: https://www.businesswire.com/news/home/20250401533630/pt/

O financiamento de dívida da IFC ajudará à Raxio aumentar significativamente a implantação de centros de dados de colocados de alta qualidade em três anos para atender à crescente demanda em mercados ainda subservientes em todo o continente. A empresa está a desenvolver uma plataforma de centro de dados regional em África subsariana em países como Etiópia, Moçambique, República Democrática do Congo, Costa do Marfim, Tanzânia e Angola.

A Raxio tem como objetivo diminuir a taxa de exclusão digital em África ao introduzir serviços de dados seguros, neutros em relação ao operador e certificados de Nível III em mercados negligenciados por outros fornecedores. Com foco em áreas de elevado crescimento, a empresa está a explorar regiões com potencial económico significativo para desbloquear novas oportunidades em todo o continente.

“O modelo de negócio da Raxio demonstra como a infraestrutura digital pode capacitar as empresas, os governos e as comunidades para prosperar na economia digital”, disse Sarvesh Suri, Director Regional da Indústria da IFC, Infraestruturas e Recursos Naturais em África. “A presente parceria entre a Raxio e a IFC tem como objetivo fortalecer o ecossistema digital de África e estimular investimentos e a integração regional, contribuindo para um futuro mais inclusivo e sustentável.”

A IFC tem como base o financiamento de dívidas anteriores da Proparco e do Emerging Africa Asia Infrastructure Fund (EAAIF) e em investimentos de capital do Roha Group e da Meridiam. O financiamento da IFC compreende o financiamento concessional da GROW Facility, que procura promover a igualdade de género e o crescimento económico inclusivo através do financiamento combinado, e o IDA Private Sector Window (Janela do Sector Privado IDA), que apoia o investimento privado nos mercados mais desfavorecidos e ineficientes do mundo. Com o aval da IFC, a Raxio está apta a acelerar o crescimento nos seus mercados, mantendo os mais elevados padrões de fiabilidade, escalabilidade e sustentabilidade.

“Este financiamento da IFC representa uma evidência significativa da visão e excelência operacional da Raxio”, disse Robert Skjødt, CEO do Grupo Raxio. “As infraestruturas críticas são fundamentais para atender às regiões que mais necessitam e atrair investimentos à medida que o crescimento continua. Com os nossos outros parceiros estamos a trabalhar para criar a base para o futuro digital de África e para estabelecer os novos padrões de sustentabilidade.”

As instalações da Raxio foram projectadas para assegurar a fiabilidade 24 horas por dia, sete dias por semana, assegurando um serviço ininterrupto, mesmo durante a manutenção ou interrupções inesperadas. A empresa incorpora fontes de energia renovável para minimizar o impacto ambiental, utilizando equipamentos inovadores de eficiência energética para reduzir o consumo de electricidade e água para arrefecimento em diversos países de operação.

Na República Democrática do Congo, a unidade da Raxio, localizada em Kinshasa, está preparada para atender à crescente demanda por serviços de dados num dos maiores e mais rápidos centros urbanos da África. Na Costa do Marfim, a Raxio está a estabelecer um centro digital para servir a África Ocidental francófona, ligando os mercados regionais e facilitando o comércio transfronteiriço. Estes esforços estão a capacitar as empresas locais e a integrá-las na economia digital global.

A Raxio, criada em 2018 pelo Roha Group, cresceu de forma rápida e tornou-se uma plataforma de centro de dados regional líder em África subsariana. Ao analisar a necessidade crítica do continente de uma infraestrutura digital fiável e escalável, a Raxio está a desempenhar um papel fundamental na transformação digital de África. Com o apoio da IFC, a Raxio está apta a expandir a sua posição de fornecedor líder em centros de dados em África subsariana.

Sobre o Grupo Raxio

O Raxio Group é o principal fornecedor africano de centro de dados de colocados neutros em relação aos operadores de nível III, fornecendo infraestruturas confiáveis e escaláveis para suportar a transformação digital do continente. A Raxio possui instalações em Uganda, Etiópia, Moçambique, República Democrática do Congo, Costa do Marfim, Tanzânia e Angola. Além disso, oferece serviços de excelência que permitem que as empresas e as instituições cresçam na era digital. Com foco na sustentabilidade e na inovação, a Raxio combina soluções de energia renovável para minimizar o impacto ambiental e, ao mesmo tempo, incentivar o crescimento económico em toda a África.

Sobre o IFC

A IFC, membro do Grupo do Banco Mundial, é a maior instituição de desenvolvimento global dedicada ao sector privado nos mercados emergentes. Actuamos em mais de 100 países, empregando o nosso capital, experiência e influência para criar mercados e oportunidades em países em desenvolvimento. Em 2024, a IFC atribuiu um recorde de 56 mil milhões de dólares a empresas privadas e instituições financeiras em países em desenvolvimento, alavancando soluções do sector privado e mobilizando capital privado para criar um mundo livre de pobreza num planeta habitável. Para mais informações, visite www.ifc.org.

A versão oficial e autorizada do comunicado é a emitida na língua original do mesmo. A tradução é apenas uma ajuda, devendo a mesma ser conferida com o texto na sua língua original, que é a única versão com validade legal.