Press release

Falcon 2: Instituto de Inovação Tecnológica dos Emirados Árabes Unidos lança nova série de modelos de IA, superando o novo Llama 3 da Meta

0
Sponsored by businesswire

O Technology Innovation Institute (TII), um dos principais centros globais de pesquisa científica e o pilar de pesquisa aplicada do Conselho de Pesquisa de Tecnologia Avançada (ATRC) de Abu Dhabi, lançou hoje uma segunda iteração de seu renomado modelo de linguagem ampla (LLM) – o Falcon 2. Dentro dessa série, a empresa revelou duas versões inovadoras: Falcon 2 11B, um LLM mais eficiente e acessível treinado em 5,5 trilhões de tokens com 11 bilhões de parâmetros, e Falcon 2 11B VLM, que se destaca por seus recursos de modelo de visão para linguagem (VLM), que permitem a conversão perfeita de entradas visuais em saídas textuais. Embora ambos os modelos sejam multilíngues, notavelmente, o Falcon 2 11B VLM se destaca como o primeiro modelo multimodal da TII – e o único atualmente no mercado de alto nível que possui esse recurso de conversão de imagem em texto, marcando um avanço significativo na inovação da IA.

Este comunicado de imprensa inclui multimédia. Veja o comunicado completo aqui: https://www.businesswire.com/news/home/20240513177904/pt/

Falcon Image Caption Generator (Photo: AETOSWire)

Falcon Image Caption Generator (Photo: AETOSWire)

Testado contra vários modelos de IA proeminentes em sua classe entre modelos pré-treinados, o Falcon 2 11B supera o desempenho do recém-lançado Llama 3 da Meta com 8 bilhões de parâmetros (8B) e tem desempenho comparável ao Gemma 7B do Google em primeiro lugar (Falcon 2 11B: 64.28 vs Gemma 7B: 64.29), conforme verificado de forma independente pela Hugging Face, uma plataforma sediada nos EUA que hospeda uma ferramenta de avaliação objetiva e um quadro de líderes globais para LLMs abertos. Mais importante ainda, tanto o Falcon 2 11B quanto o 11B VLM são de código aberto, capacitando desenvolvedores de todas as partes do mundo com acesso irrestrito. Em breve, há planos para ampliar os modelos de próxima geração do Falcon 2, introduzindo uma variedade de tamanhos. Esses modelos serão ainda mais aprimorados com capacidades avançadas de aprendizado de máquina, como “Mixture of Experts”– MoE (mistura de especialistas, em português), com o objetivo de elevar seu desempenho a níveis ainda mais sofisticados.

Todos os modelos de IA lançados até o momento pela TII têm consistentemente ocupado o topo globalmente, como os LLMs de código aberto mais poderosos. Os novos modelos Falcon 2 11B, mais compactos e versáteis, estão preparados para proporcionar à TII uma maior adoção de mercado no sempre em evolução mundo da IA generativa.

Os modelos Falcon 2 11B, equipados com recursos multilíngues, lidam perfeitamente com tarefas em inglês, francês, espanhol, alemão, português e vários outros idiomas, enriquecendo sua versatilidade e ampliando sua eficácia em diversos cenários. O Falcon 2 11B VLM, um modelo de visão para linguagem, tem a capacidade de identificar e interpretar imagens e recursos visuais do ambiente, oferecendo uma ampla gama de aplicações em setores como saúde, finanças, comércio eletrônico, educação e setores jurídicos. Esses aplicativos vão desde o gerenciamento de documentos, arquivamento digital e indexação de contexto até o suporte a pessoas com deficiências visuais. Além disso, esses modelos podem ser executados com eficiência em apenas uma unidade de processamento gráfico (GPU), o que os torna altamente dimensionáveis e fáceis de implantar e integrar em infraestruturas mais leves, como laptops e outros dispositivos.

Sua Excelência Faisal Al Bannai, secretário geral da ATRC e Assessor de Pesquisa Estratégica e Assuntos de Tecnologia Avançada do Presidente dos Emirados Árabes Unidos, disse: “Com o lançamento do Falcon 2 11B, apresentamos o primeiro modelo da série Falcon 2. Embora o Falcon 2 11B tenha demonstrado um desempenho excepcional, com ele reafirmamos nosso compromisso com o movimento de código aberto e com a Falcon Foundation. Com outros modelos multimodais chegando em breve ao mercado em vários tamanhos, nosso objetivo é garantir que os desenvolvedores e as entidades que valorizam sua privacidade tenham acesso a um dos melhores modelos de IA para viabilizar sua jornada de IA.”

Falando sobre o modelo, o Dr. Hakim Hacid, diretor executivo e pesquisador-chefe interino da Unidade de Centros Cruzados de IA da TII, disse: “A IA está em constante evolução, e os desenvolvedores estão reconhecendo os inúmeros benefícios de modelos menores e mais eficientes. Além de reduzir os requisitos de potência de computação e atender aos critérios de sustentabilidade, esses modelos oferecem maior flexibilidade, integrando-se perfeitamente à infraestrutura de IA de ponta, a próxima megatendência emergente. Além disso, os recursos de visão para linguagem do Falcon 2 abrem novos horizontes para a acessibilidade em IA, capacitando os usuários com interações transformadoras de imagem para texto.”

A versatilidade do Falcon 2 11B também levou a TII a considerar a possibilidade de trabalhar em inovações GenAI mais interessantes. Entre elas está a adoção de um novo tipo de recurso de aprendizado de máquina conhecido como “Mixture of Experts”. Esse método envolve a fusão de redes menores com especializações distintas, garantindo que os domínios mais experientes colaborem para fornecer respostas altamente sofisticadas e personalizadas – quase como ter uma equipe de ajudantes inteligentes que sabem algo diferente e trabalham juntos para prever ou tomar decisões quando necessário. Essa abordagem não apenas melhora a precisão, mas também acelera a tomada de decisões, abrindo caminho para sistemas de IA mais inteligentes e eficientes.

O Falcon 2 11B é licenciado sob a TII Falcon License 2.0, a licença de software permissiva baseada no Apache 2.0, que inclui uma política de uso aceitável que promove o uso responsável da IA. Mais informações sobre o novo modelo podem ser encontradas em FalconLLM.TII.ae.

Fonte: AETOSWire

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.