O ETSI e a O-RAN têm o prazer de anunciar que o Instituto adotou a primeira especificação da O-RAN como ETSI TS 103 859, isto é, a “Especificação do Plano de Controle, Usuário e Sincronização do Fronthaul da O-RAN v7.02”. O documento se foca em um fronthaul aberto, uma das interfaces na arquitetura O-RAN para redes de acesso via rádio abertas e inteligentes. Ele especifica os protocolos do plano de controle, plano do usuário e plano de sincronização usados na interface do fronthaul que liga a O-DU (Unidade Distribuída O-RAN) e a O-RU (Unidade de Rádio O-RAN) aos splits funcionais da camada inferior. O escopo do TS 103 859 inclui o LTE e o NR (5G).
Este comunicado de imprensa inclui multimédia. Veja o comunicado completo aqui: https://www.businesswire.com/news/home/20220915005648/pt/
“O reconhecimentos das especificações da O-RAN pelo ETSI é outra etapa importante na habilitação de adoção ampla da RAN aberta”, disse Claire Chauvin, membro do conselho da O-RAN e diretora de arquitetura e padronização de estratégia na Orange. “Ter a especificação da O-RAN disponível como uma especificação do ETSI adiciona o endosso desejado por entidades comerciais e do setor público em vários países.”
“A especificação da O-RAN foi aprovada como uma especificação do ETSI após uma análise minuciosa e revisões solicitadas por nossos especialistas”, disse Dominique Everaere, presidente do conselho do Comitê Técnico do ETSI Mobile Standards Group. “Quando as especificações passam pelo processo PAS da ETSI, precisam estar em conformidade com as regras do ETSI, e o comitê do ETSI encarregado por estas especificações trabalha com a empresa para garantir que estão de acordo com os procedimentos existentes para aprovação dos padrões do ETSI.”
O processo de Especificação Disponível Publicamente (PAS) do ETSI permite a um parceiro da ETSI enviar um ou mais de suas PAS para adoção pela empresa. O processo pode se tornar uma Especificação Técnica (TS) ou um Relatório Técnico (TR) do ETSI. A empresa que pede este processo deve ser uma entidade jurídica, ter uma política IPR (Direitos de Propriedade Intelectual) compatível com as do ETSI ou aceitou, excepcionalmente, aplicar a política IPR do ETSI e assinou um acordo de cooperação.
A O-RAN está se preparando para enviar mais de suas especificações ao processo PAS do ETSI para o reconhecimento de partes adicionais da arquitetura O-RAN como especificações do ETSI.
Sobre o ETSI
O ETSI oferece aos membros um ambiente aberto e inclusivo para apoiar o desenvolvimento, ratificação e teste de padrões aplicáveis globalmente para sistemas e serviços de ITC em todos os setores da indústria e da sociedade. Somos uma entidade sem fins lucrativos, com mais de 900 organizações membros no mundo inteiro, provenientes de 64 países e cinco continentes. Os membros compreendem um conjunto diversificado de grandes e pequenas empresas privadas, entidades de pesquisa, meio acadêmico, governo e organizações públicas. O ETSI é oficialmente reconhecido pela UE como uma Organização Europeia de Normalização (ESO). Para mais informações, acesse https://www.etsi.org/.
Sobre a O-RAN ALLIANCE
A O-RAN ALLIANCE é uma comunidade mundial de mais de 320 operadoras móveis, fornecedores e instituições acadêmicas e de pesquisa que atuam no setor de Rede de Acesso por Rádio (RAN). Como a RAN é uma parte essencial de qualquer rede móvel, a missão da O-RAN ALLIANCE é remodelar o setor para redes móveis mais inteligentes, abertas, virtualizadas e totalmente interoperáveis. As novas especificações da O-RAN possibilitam um ecossistema de fornecedores RAN mais competitivo e vibrante, com inovação mais rápida para aprimorar a experiência do usuário. Ao mesmo tempo, as redes móveis baseadas na O-RAN melhoram a eficiência das implementações de RAN, assim como as operações das operadoras móveis. Para conseguir isso, a O-RAN ALLIANCE publica novas especificações de RAN, lança software aberto para RAN e apoia seus membros na integração e teste de suas implementações.
Para mais informações, acesse www.o-ran.org.
O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.
Ver a versão original em businesswire.com: https://www.businesswire.com/news/home/20220915005648/pt/