A maioria das empresas brasileiras começou a oferecer aos seus funcionários opções flexíveis de trabalho em função da pandemia COVID-19, com poucas empresas esperando um retorno total ao escritório, de acordo com um novo relatório publicado hoje pelo Information Services Group (ISG) (Nasdaq: III) uma empresa líder global em pesquisa e consultoria em tecnologia.
O relatório 2021 ISG Provider Lens™ Future of Work – Services and Solutions Brazil relata que os empregadores aprenderam mais sobre o potencial de um modelo de trabalho híbrido baseado em suas experiências com trabalho remoto durante a pandemia, e os fornecedores de serviços de tecnologia estão intensificando suas ofertas para ajudá-los a alcançá-lo.
“As ferramentas mais recentes dos fornecedores ajudam a tornar o trabalho em casa e no escritório uma experiência perfeita” disse Jan Erik Aase, sócio e líder global da ISG Provider Lens Research. “À medida que as empresas brasileiras adotam modelos de trabalho híbridos, elas podem experimentar novas ferramentas e ideias para encontrar as melhores práticas para elas.”
A maioria das empresas no Brasil relatou maior produtividade sob políticas de trabalho em casa, mas quando permitiram um retorno parcial ao escritório na primavera de 2021, descobriram que muitos funcionários preferem trabalhar em um escritório, diz o ISG. Os fornecedores de serviços propuseram várias razões possíveis para isso: a familiaridade do escritório, a saída social para os funcionários que vivem sozinhos, os desafios de separar o trabalho e a vida domiciliar e a oportunidade de um melhor trabalho em equipe no escritório. Nenhuma solução única oferece a melhor experiência para todos os funcionários e empresas, diz o relatório.
No último ano, os fornecedores de serviços que operam no Brasil adotaram uma série de novas tecnologias, especialmente ferramentas baseadas em inteligência artificial (IA), que se tornou a principal área de concorrência entre os fornecedores, diz o relatório. A IA está permitindo recursos, incluindo auto-recuperação e previsão de incidentes, e os fornecedores estão agora treinando sua IA em novos padrões para apoiar maneiras futuras de trabalho.
Como em outras regiões, a crise do COVID-19 acelerou uma transição para o trabalho remoto que deveria ocorrer ao longo de vários anos, diz o ISG. Como resultado os fornecedores de serviços no Brasil passaram este ano repensando como o trabalho é feito, medindo experiências dos funcionários, adaptando plataformas de serviços ao trabalho híbrido e integrando plataformas digitais de local de trabalho com edifícios inteligentes para proteger a segurança e a saúde dos funcionários, diz o relatório.
O relatório 2021 ISG Provider Lens™ Future of Work – Services and Solutions para o Brasil avalia os recursos de 36 fornecedores em cinco quadrantes: Workplace Strategy Transformation Services – Large Accounts, Workplace Strategy Transformation Services – Midmarket, Managed Digital Workplace Services – Large Accounts, Managed Digital Workplace Services – Midmarket and Managed Employee Experience Services.
O relatório nomeia Sonda, Unisys e Wipro como Líderes em três quadrantes cada e Capgemini, Connectis, IBM, SantoDigital e Stefanini como Líderes em dois quadrantes cada. CTC, Dedalus, Ilegra,Logicalis, Venha Pra Nuvem e Vexia são nomeados como Líderes em um quadrante cada.
Além disso, HOM e Logicalis são nomeados como Rising Stars — fornecedores com um “portfólio promissor” e “alto potencial futuro” pela definição do ISG —em um quadrante cada.
Uma versão personalizada do relatório está disponível através da Unisys.
O relatório 2021 ISG Provider Lens™ Future of Work – Services and Solutions para o Brasil está disponível para assinantes ou para compra única nesta página web.
Sobre o ISG Provider Lens™ Research
A série de pesquisas em quadrantes do ISG Provider Lens™ é a única avaliação de provedor de serviços desse tipo a combinar pesquisa empírica baseada em dados e análise de mercado com a experiência e observações do mundo real da equipe de consultoria global do ISG. As empresas encontrarão uma grande quantidade de dados detalhados e análises de mercado para ajudar a orientar sua seleção de parceiros apropriados (sourcing), enquanto os consultores do ISG usam os relatórios para validar seu próprio conhecimento de mercado e fazer recomendações aos clientes corporativos do ISG. A pesquisa cobre atualmente provedores que oferecem seus serviços globalmente, em toda a Europa, bem como nos EUA, Alemanha, Suíça, Reino Unido, França, Países Nórdicos, Brasil e Austrália/Nova Zelândia, com mercados adicionais a serem adicionados no futuro. Para obter mais informações sobre a pesquisa de lentes do provedor ISG, visite este webpage.
A série é um complemento aos relatórios ISG Provider Lens Archetype, que oferecem uma avaliação inédita de fornecedores da perspectiva de tipos específicos de compradores.
Sobre o ISG
ISG (Information Services Group) (Nasdaq: III) é uma empresa líder global em pesquisa de tecnologia e consultoria. Um parceiro de negócios confiável para mais de 700 clientes, incluindo mais de 75 das 100 maiores empresas do mundo, o ISG está comprometido em ajudar corporações, organizações do setor público e provedores de serviços e tecnologia a alcançar excelência operacional e crescimento mais rápido. A empresa é especializada em serviços de transformação digital, incluindo automação, nuvem e análise de dados; assessoria de sourcing; governança gerenciada e serviços de risco; serviços de telecomunicações; estratégia e desenho de operações; gestão de mudança organizacional, inteligência de mercado e pesquisa e análise de tecnologia. Fundada em 2006 e com sede em Stamford, Connecticut, o ISG emprega mais de 1.300 profissionais digital-ready que operam em mais de 20 países – uma equipe global conhecida por seu pensamento inovador, influência de mercado, profundo conhecimento em tecnologia e indústria, e pesquisa e recursos analíticos de classe mundial com base nos dados de mercado mais abrangentes do setor. Para mais informações visite www.isg-one.com.
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