Emirados Árabes Unidos comprometem mais US$ 6,26 bilhões em investimentos industriais

Empresas estatais e privadas dos Emirados Árabes Unidos destinaram mais US$ 6,26 bilhões para a produção local durante o Fórum Make it in the Emirates (MIITE), concluído na terça-feira. Organizado pelo Ministério da Indústria e Tecnologia Avançada (MoIAT), o fórum testemunhou uma série de anúncios, incluindo um compromisso de US$ 820 milhões para a compra de equipamentos médicos produzidos localmente. Os anúncios de compras locais se baseiam nas ofertas geradas pelas duas edições anteriores do fórum, elevando o valor total para US$ 38,93 bilhões, representando 2.000 produtos para fabricação local.

Este comunicado de imprensa inclui multimédia. Veja o comunicado completo aqui: https://www.businesswire.com/news/home/20240530841961/pt/

His Excellency Dr. Sultan Ahmed Al Jaber, Minister of Industry and Advanced Technology (Photo: AETOSWire)

Esses compromissos fazem parte de uma série de acordos e iniciativas de bilhões de dólares anunciados no MIITE, visando promover a autossuficiência econômica e atrair investimentos para os Emirados Árabes Unidos. Oitenta e dois acordos foram assinados durante o MIITE, apoiando a Operação 300bn, uma estratégia que visa aumentar o valor agregado da manufatura para US$ 81 bilhões até 2031.

Projetos industriais e investimentos no valor de mais de US$ 5,44 bilhões foram anunciados durante o MIITE, incluindo um investimento de US$ 12 milhões para lançar o primeiro produtor de microalgas dos Emirados Árabes Unidos. A empresa britânica Levidian anunciou um investimento de US$ 100 milhões em um novo Centro Regional de Distribuição em Abu Dhabi, visando US$ 2 bilhões em receitas até 2030 e prometendo criar centenas de empregos.

O MoIAT lançou o Programa de Inovação em IA para ajudar as empresas industriais a integrar a IA em suas operações. O programa conta com um financiamento de US$ 100 milhões do Banco de Desenvolvimento dos Emirados (EDB). O EDB fez parceria com bancos comerciais para fornecer US$ 272 milhões em cofinanciamento para apoiar as empresas industriais. Outra iniciativa, Transform 4.0, foi lançada com o objetivo de criar 100 faróis da Indústria 4.0 nos próximos três a cinco anos.

Sua Excelência Dr. Sultan Ahmed Al Jaber, Ministro da Indústria e Tecnologia Avançada, disse: “A terceira edição do Fórum Make it in the Emirates marca um aumento significativo no ritmo e na dinâmica do setor industrial dos Emirados Árabes Unidos. Em apenas três anos, desde a criação do ministério, a contribuição do setor industrial para o PIB cresceu 49%, chegando a AED 197 bilhões (US$ 53,64). O país emergiu como um verdadeiro centro global de investimento e inovação industrial, atraindo alguns dos maiores nomes e melhores talentos do mundo.

“Os anúncios feitos esta semana aumentarão a resiliência nacional em setores-chave, como energia, saúde e alimentos, mas também criarão fortes oportunidades de investimento para empresas que buscam desbloquear a nova onda de valor que está sendo criada pela Operação 300 bilhões.”

*Fonte: AETOSWire