A Lenovo potencializa avatares de IA para explorar o papel da tecnologia na saúde mental

Hoje, Lenovo lançou a mais nova iteração de seu projeto Work For Humankind, intitulado ‘Meet Your Digital Self’ (Conheça Seu Eu Digital). O projeto destaca o papel que a tecnologia mais inteligente e a IA podem desempenhar para ajudar a promover mudanças e apoiar os profissionais de saúde mental na abordagem da crise global de saúde mental dos jovens. Esse trabalho tem como objetivo abordar os desafios que os jovens enfrentam quando vivem vidas diferentes no mundo real e on-line, já que dois terços (67%) da Geração Z sentem uma desconexão entre seus eus on-line e off-line, alimentando sentimentos de solidão e ansiedade. Embora quase metade (49%) da Geração Z diga que é mais fácil se expressar on-line do que off-line, 60% gostariam de poder ter conversas difíceis com familiares e entes queridos na vida real.

Sarah Kendrick, diretora clínica da Mental Health Innovations, a instituição de caridade que administra o serviço de suporte via texto Shout 24/7 no Reino Unido, disse: “Uma em cada oito pessoas no mundo lida com uma condição de saúde mental, com a Geração Z sofrendo o maior impacto, onde essa cifra sobe para uma em cada cinco. O tipo de inovação em IA presente no experimento social ‘Conheça Seu Eu Digital’ da Lenovo mostra-se promissor como uma forma de gerações com diferentes entendimentos de personas on-line se encontrarem e se compreenderem.”

Nesse experimento social inédito, a Lenovo foi pioneira no uso da IA, possibilitado por seu amplo portfólio de tecnologia, desde telefones celulares e PCs até infraestrutura, software, serviços, soluções e nuvem. A tecnologia combinada deu vida a todas as personas on-line de dois participantes do projeto da Geração Z como avatares realistas, capazes de manter conversas naturais e sem script.

O experimento facilitou conversas impactantes e sinceras entre os participantes, seus familiares e os avatares – conversas que poderiam não ter acontecido de outra forma, na vida real. Os membros da família não sabiam sobre o mundo on-line do participante da Geração Z ou não o entendiam e não o aceitavam: seja por suas escolhas de carreira ou identidade de gênero. Ao fazer perguntas aos avatares digitais e ter conversas em tempo real, cada membro da família obteve insights valiosos sobre o verdadeiro “eu” de seu ente querido da Geração Z, conforme expresso no mundo on-line, e conseguiu entender melhor e se reconectar na vida real. O projeto é uma prova de conceito pioneira que demonstra o impacto positivo que a tecnologia pode ter no avanço da mudança positiva na epidemia de saúde mental dos jovens, que foi agravada pela luta para equilibrar duas identidades distintas, on-line e off-line.

Os avatares em 3D não apenas se assemelhavam a cada participante, mas foram criados para responder a conversas em tempo real, ajustando seus tons, movimentos e expressões faciais com base na discussão. Para tal, os avatares foram treinados com dados provenientes diretamente da persona on-line de cada participante

De acordo com uma nova pesquisa da Lenovo, quase metade (48%) da Geração Z diz que conversar com um profissional treinado lhes daria confiança para falar mais abertamente com as pessoas que amam no mundo real.

Em um esforço para expandir o suporte e os recursos de saúde mental para as pessoas necessitadas, a Lenovo fez uma parceria com várias organizações, como a Shout, um serviço de mensagens de texto gratuito, confidencial e 24 horas por dia, 7 dias por semana, com sede no Reino Unido; a Crisis Text Line, uma organização sem fins lucrativos que oferece suporte de saúde mental gratuito, confidencial e 24 horas por dia, 7 dias por semana, baseado em texto, em inglês e espanhol, para qualquer pessoa nos EUA e em Porto Rico; e a Anata no Ibasho Anata no Ibasho no Japão. Essas organizações treinam pessoas reais que, em seguida, são supervisionadas por uma equipe de profissionais de saúde mental, oferecendo apoio a milhões de pessoas necessitadas.

As versões digitais dos dois participantes da Geração Z foram criadas juntando dados de suas mídias sociais, blogs e fóruns, de forma segura e com seu consentimento. Os dados foram treinados e testados, e o projeto foi idealizado e trazido à vida com dispositivos, serviços, software, servidores e soluções em nuvem da Lenovo. Esta é a primeira vez que as soluções Lenovo se juntaram para desenvolver um avatar desse tipo. Os dispositivos e soluções incluem workstations Lenovo ThinkStation™, computadores desktop ThinkCentre™, laptops Lenovo Legion™, ThinkBook™ e Yoga™, tablets Lenovo, monitores e acessórios ThinkVision™, smartphones motorola razr, servidor ThinkEdge™ SE450 Edge, AI Professional Services e armazenamento em nuvem Lenovo | Dropbox.

“A tecnologia pode se tornar a ponte que encurta distâncias, tornando a poderosa conexão de humano para humano mais rápida e acessível para as pessoas em momentos de necessidade,” disse a Dra. Shairi Turner, Diretora de Saúde da Crisis Text Line. “Seja alguém em uma sala de aula, em um evento familiar ou acordado à noite, o poder de uma conversa por texto com outro ser humano oferece consolo na anonimidade e compaixão sem julgamento. É verdadeiramente corajoso buscar apoio.”

A Crisis Text Line relata que mais de 70% de seus usuários têm menos de 25 anos. Seu serviço baseado em texto ajuda pessoas de todas as idades, mas foi criado especificamente para os jovens, permitindo suporte sob demanda por meio de mensagens de texto.

Qualquer pessoa que se veja nesses filmes, lutando para conciliar suas identidades on-line e off-line e se conectar mais profundamente com seus amigos e familiares, ou que simplesmente precise de conselhos sobre como entrar em contato com alguém próximo, pode pedir apoio enviando uma mensagem para Shout (Reino Unido), Crisis Text Line (EUA) ou Anata no Ibasho (Japão).

“Reconhecemos a importância de alcançar um equilíbrio digital saudável para nosso bem-estar mental geral,” comentou Emily Ketchen, vice-presidente global e diretor de Marketing (CMO) do Grupo de Dispositivos Inteligentes e Mercados Internacionais da Lenovo. “Com enormes avanços em IA e tecnologias mais inteligentes, agora é o momento de explorar e testar novas formas criativas de usar a tecnologia, como a IA, de maneira consciente e responsável, para o bem maior. A Lenovo está em uma posição única para liderar essa iniciativa, graças ao fato de ter um dos portfólios mais amplos do setor de tecnologias mais inteligentes – desde dispositivos de IA até soluções de TI – que podem funcionar perfeitamente juntos para beneficiar nossa sociedade e a próxima geração. Em última análise, esperamos que, por meio do nosso experimento social ‘Conheça Seu Eu Digital’, possamos inspirar conversas significativas que contribuam para o bem-estar mental de indivíduos e comunidades em todo o mundo.”

Chinatsu Hoashi, participante da Geração Z do Japão, comenta “Participar do experimento social ‘Conheça Seu Eu Digital’ definitivamente ajudou a fortalecer meus relacionamentos com minha família. Ao usar a tecnologia e a IA, pude me abrir mais e transmitir o que sempre quis que eles soubessem. Isso teve um impacto positivo na minha saúde mental, pois finalmente consegui expressar sentimentos que evitava contar às pessoas porque estava muito envergonhado.”

Oscar Jackson-Walsh, participante da Geração Z do Reino Unido, comenta : “Participar desse experimento social me ajudou a me tornar mais confiante e a preencher a lacuna entre mim e minha personalidade on-line. Também me permitiu ter conversas mais abertas com a minha família sobre a minha identidade, o que não só me fez sentir mais amada e aceite do que nunca, mas também menos sozinha e ansiosa num espaço familiar.”

Assista aos vídeos ‘Meet Your Digital Self’ aqui: https://lenovowfh.com/

Sobre a Work For Humankind

‘Meet Your Digital Self’ é a mais recente evolução da plataforma Work For Humankind da Lenovo, mostrando como a tecnologia une as pessoas para um bem maior. O que começou em 2020 como uma forma de entrar na vida quotidiana de 10 jovens mulheres que promovem mudanças nas suas comunidades evoluiu para um movimento inovador e plurianual que mostra a tecnologia como um catalisador de impacto, desde a Ilha Robinson Crusoe até cidades e países ao redor do mundo. A Work For Humankind concretiza a visão da Lenovo de criar uma tecnologia mais inteligente para todos através de inovações que mudam o mundo.

Com ‘Meet Your Digital Self’, a Lenovo cria o próximo capítulo dessa emocionante campanha e tem como objetivo criar uma conversa significativa sobre o impacto positivo que a tecnologia pode ter no bem-estar da sociedade, incluindo o apoio a profissionais de saúde mental.

Sobre a Lenovo

A Lenovo é uma potência tecnológica global com receita de US$ 57 bilhões, classificada em 217º lugar na Fortune Global 500, e que atende milhões de clientes todos os dias em 180 mercados. Focada em uma visão ousada para fornecer Tecnologia Mais Inteligente para Todos, a Lenovo construiu seu sucesso como a maior empresa de PCs do mundo com um portfólio de dispositivos habilitados para IA, prontos para IA e otimizados para IA (PCs, estações de trabalho, smartphones, tablets), infraestrutura (servidor, armazenamento, borda, computação de alto desempenho e infraestrutura definida por software), software, soluções e serviços. O investimento contínuo da Lenovo em inovações que mudam o mundo está construindo um futuro mais equitativo, confiável e inteligente para todos, em todos os lugares. A Lenovo está listada na bolsa de valores de Hong Kong como Lenovo Group Limited (HKSE: 992) (ADR: LNVGY). Para saber mais, acesse https://www.lenovo.com, e leia sobre as últimas notícias através do nosso StoryHub.

LENOVO, THINKSTATION, THINKCENTRE, LENOVO LEGION, THINKBOOK, YOGA, THINKVISION e THINKEDGE são marcas comerciais da Lenovo. RAZR® é uma marca registrada da Razor USA LLC; RAZR e RAZR-formatives são usados com permissão da Razor USA LLC. MOTOROLA, o logotipo M estilizado, MOTO e a família de marcas MOTO são marcas comerciais da Motorola Trademark Holdings, LLC. DROPBOX é uma marca registrada da Dropbox, Inc. Todas as outras marcas registradas são de propriedade de seus respectivos donos. ©2024, Lenovo Group Limited. ©2024 Motorola Mobility LLC. Todos os direitos reservados.