Assente no sucesso dos seus escritórios em Berlim, Luxemburgo, Londres, Frankfurt e Viena, a fintech CrossLend, com sede em Berlim, prossegue a sua expansão europeia com a abertura de um novo escritório em Lisboa. A equipa de Lisboa – composta por especialistas com muitos anos de experiência em banca, gestão de risco e investimento em crédito digital – ajudará a expandir a oferta de produtos da CrossLend para gestores de ativos e fundos de investimento, em particular a desenvolver as atividades da empresa na esfera das soluções de crédito digital.
Este comunicado de imprensa inclui multimédia. Veja o comunicado completo aqui: https://www.businesswire.com/news/home/20211209005514/pt/
Marco Hinz, COO at CrossLend (Photo: Business Wire)
Atualmente, é possível observar-se um rápido crescimento da procura por dívida privada, de financiamentos alternativos e de oportunidades de crédito digital – em particular entre os investidores institucionais. Na Europa, assistimos a um vasto leque de investimentos em perspetiva nestas áreas que, no entanto, permanecem em grande parte inexplorados devido a obstáculos regulamentares, operacionais e tecnológicos generalizados.
“A chave é proporcionar o acesso e gestão de oportunidades de investimento através da tecnologia e digitalização. É aqui que entra a plataforma CrossLend. A CrossLend oferece uma solução de ponta-a-ponta para financiadores e investidores iniciarem, processarem e gerirem transacções de carteiras de crédito. Estamos a assistir a uma procura crescente destas oportunidades, especialmente entre os gestores de ativos e fundos de investimento”, explica Marco Hinz, COO da CrossLend.
Pedro Carvalheiro, anteriormente Diretor de Mercados e Investimentos do Banco BNI Europa, é o responsável pelo novo escritório em Lisboa. Em conjunto com a sua equipa, Pedro Carvalheiro irá supervisionar a expansão e desenvolvimento das soluções da CrossLend para gestores de ativos e fundos nas áreas da dívida privada, financiamentos alternativos e crédito digital. Nesse sentido, a empresa colocou particular ênfase na construção de uma equipa especializada em soluções de crédito digital.
Lisboa atraiu, nos últimos anos, uma atenção significativa neste meio, motivada pelo seu ecossistema tecnológico e fintechs em rápido crescimento. “Em geral, Portugal oferece um ambiente entusiasmante para as atividades da CrossLend, com o governo português a apoiar fortemente o desenvolvimento da indústria tecnológica”, refere Marco Hinz.
Um exemplo das ações do governo nesta linha de negócio foi a Resolução do Conselho de Ministros n.º 29/2020, uma moção que permite que novas tecnologias e inovações sejam promovidas no mercado de forma mais intensiva. Além disso, o Banco de Portugal, a CMVM e a ASF (Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões) constituíram uma nova iniciativa denominada Portugal FinLab, em 2018, juntamente com a rede do setor, a Portugal Fintech. O FinLab reúne todos os reguladores financeiros portugueses, estabelecendo uma linha direta de comunicação com as empresas com o objectivo de encorajar e simplificar a colaboração dentro do ecossistema fintech português entre todas as partes envolvidas.
***
Sobre a CrossLend
A CrossLend é uma empresa fintech supervisionada pela Autoridade Federal de Supervisão Financeira Alemã (BaFIN) e pela Comissão de Supervisão do Setor Financeiro (CSSF) no Luxemburgo. A empresa fornece soluções ponta-a-ponta para transações de ativos de dívida privada. A sua visão é tornar o ecossistema mundial de dívida e investimentos mais eficiente, transparente e lucrativo.
Financiadores como bancos, caixas económicas, bancos cooperativos, instituições de crédito especializadas e plataformas de empréstimos de toda a Europa podem refinanciar os seus empréstimos ao conectar-se com investidores institucionais europeus utilizando a tecnologia da CrossLend. A CrossLend combina a securitização digital com procedimentos padronizados de processamento plug-and-play e a apresentação transparente dos dados dos créditos.
Tudo isto torna mais fácil a identificação e comparação de créditos para investidores como outros bancos, seguradoras, fundos de investimento ou fundos de pensões, tendo por base os seus próprios critérios. Ao reunir credores e investidores de toda a Europa numa plataforma centralizada, a CrossLend contribui proativamente para a União Europeia dos Mercados de Capitais.
A CrossLend foi fundada em Berlim em 2014. A empresa emprega atualmente mais de 70 pessoas que representam mais de 30 nacionalidades distintas. Além da sede em Berlim, a CrossLend tem escritórios em Frankfurt, Viena, Luxemburgo, Londres e, agora, também em Lisboa.
A CrossLend é suportada por uma série de prestigiados investidores da Europa e dos EUA, incluindo Mouro Capital (anteriormente Santander InnoVentures), Lakestar, CME Ventures, Earlybird, o Digital Impact Fund do ABN AMRO e o Luxembourg Future Fund (EIF e SNCI). Para mais informações, visite crosslend.com
Ver a versão original em businesswire.com: https://www.businesswire.com/news/home/20211209005514/pt/