Categories: EmpresasNegócios

Prepare-se para o presente

O Gartner, aponta que poderosos “dragões digitais” estão a crescer cada vez mais e a integrar empresas que abraçam a disrupção digital para entrar, assumir e dominar mercados nos quais não atuavam antes. Não há mais lugar seguro para a empresa no mercado competitivo. Negar, ofuscar, esconder ou recuar pode resultar num grande problema.

A expressão, novo concorrente, deixou de ser nova a muito, principalmente dirigida a empresas que não estavam no seu negocio e agora estão.

“Não há padrão predefinido para o negócio do século XXI”, diz Bard Papegaaij, Vice-Presidente de Pesquisas do Gartner. “Caminhos seguros para o sucesso serão desconhecidos e difíceis de prever ou até mesmo de testar de forma confiável. Os CIOs devem estar preparados com poderosas capacidades adaptativas e aproveitar tecnologias e conceitos disruptivos para ultrapassar os rivais.”

Os líderes digitais devem tornar-se os principais aliados do seu negocio.

Os líderes digitais continuarão a surgir à beira de mercados e setores conhecidos: de modo rápido, silencioso e furtivo, mas com forte potencial para entrar na tensão competitiva.

Para competir com ou se tornar um líder digital, os CIOs devem seguir três etapas para prepararem suas empresas com qualidades que as sustentarão em ciclos de negócios instáveis:

Flexibilize o desejo de riscos da empresa. A concorrência no mercado digital é global, imprevisível e adaptativa, então os executivos devem aprender a suportar a incerteza. Um líder digital nunca deve subestimar o potencial de surpresa. Ele prospera ao ser capaz de criar ou detectar potenciais de mudanças e atuar mais rapidamente do que os concorrentes. CIOs lentos e despreparados serão “extintos”. Isso não acontecerá por falta de força, mas porque eles perderam a capacidade de se adaptar.

Insira a diversidade cognitiva. Grandes empresas precisam de uma visão inspirada executada por colaboradores talentosos. Não importa se você é um líder digital enquadrado em um novo e emergente negócio ou um CIO de uma empresa ambiciosa estabelecida, é necessário ter um banco de talentos flexível e diverso como fonte vital de agentes catalisador para mudanças. Verdadeiros líderes digitais combinam perspectivas diferentes em algo que é muito maior do que a soma das partes.

Crie uma “incubadora de líderes digitais”. Os líderes digitais obtêm sua coragem e força sendo profissionais altamente curiosos, empreendedores e conscientes e tendo capacidades excepcionalmente adaptativas. Como líder em uma empresa que aspira ao sucesso comercial digital, a mudança organizacional e pessoal deve se tornar seu estado natural.

Nota do editor: Por decisão editorial este artigo foi escrito em português do Brasil
João Miguel Mesquita

Desde 1998 que está diretamente ligado às TI. Tendo desenvolvido a sua atividade profissional em projetos como Portugalmail, IOL (Grupo Media Capital), Terravista (Grupo T -Deutsche Telekom) , e Jornal Digital do Norte. Estudou Direito na Universidade Autónoma de Lisboa. É COO e Editor-inChief do Grupo Netmediaeurope/America no Brasil e Portugal. Gestor de projetos e-business, e editor. É um entusiasta do impacto das TI nas industrias criativas.

Recent Posts

Kaspersky KATA 7.0 para proteção contra ataques direcionados

Com o lançamento de KATA 7.0, as organizações podem agora beneficiar de capacidades melhoradas de…

3 dias ago

Acer lança nova dupla de monitores de gaming Predator QD-OLED

Novos monitores Predator X32 X2 e X27U X1 oferecem imagens de jogo nítidas, com uma…

4 dias ago

Adolfo Martinho é o novo diretor-geral da DXC Technology em Portugal

Adolfo Martinho sucede a Manuel Maria Correia, que liderou a empresa em Portugal desde a…

5 dias ago

Atenção ao malware oculto no GitHub

A Kaspersky descobriu centenas de repositórios de código aberto infetados com malware multifacetado, dirigidos a…

1 semana ago

Microsoft lança Researcher e Analyst para Microsoft 365 Copilot

O Researcher e o Analyst vão começar a ser disponibilizados para clientes com licença do…

1 semana ago

Ricardo Morais entra na EY para reforçar área SAP

Ao longo da sua carreira, Ricardo Morais assumiu responsabilidades em gestão de clientes e desenvolvimento…

2 semanas ago