Categories: Negócios

Preços da Apple na Rússia disparam

A Apple voltou a subir os preços dos seus smartphones na Rússia. A inflação de 35 por cento é o segundo aumento que a empresa aplica sobre os seus icónicos iPhone em menos de um mês, manobra que visa atenuar os prejuízos causados pela queda do rublo face ao dólar.

A mais recente adição à família de telemóveis da Apple, o iPhone 6, com 16 GB de memória, está a ser comercializada na Rússia sob o valor de 956 dólares, de acordo com as informações ontem avançadas pela fabricante de smartphones através do seu website russo. O iPhone 6 custava cerca de 712 dólares, até que no passado dia 16 de dezembro a Apple suspendeu a sua venda na Rússia, avançando como razão a instabilidade acentuada que afetava a unidade monetária russa.

Somente neste trimestre o rublo já foi desvalorizado em 30 por cento, quando comparado como o dólar norte-americano, refletindo os declinantes preços dos combustíveis, que, aliados a severas sanções económicas impostas a Moscovo pela Casa Branca e pelo Bloco Europeu, têm afundado as receitas das empresas na Rússia.

A queda do valor do rublo é diretamente proporcional ao aumento do preço de bens de consumo – desde dispositivos eletrónicos a automóveis e itens de vestuário. Para os russos, estas notícias não são as melhores, principalmente porque o dólar americano subiu na Rússia mais de 70 por cento.

Consequentemente, também as aplicações – mesmo as mais básicas – na loja russa da Apple sofreram aumentos de preço significativos.

Filipe Pimentel

Formado em Ciências da Comunicação, tem especial interesse pelas áreas das Letras, do Cinema, das Relações Internacionais e da Cibersegurança. É incondicionalmente apaixonado por Fantasia e Ficção Científica e adora perder-se em mistérios policiais.

Recent Posts

Kaspersky KATA 7.0 para proteção contra ataques direcionados

Com o lançamento de KATA 7.0, as organizações podem agora beneficiar de capacidades melhoradas de…

5 dias ago

Acer lança nova dupla de monitores de gaming Predator QD-OLED

Novos monitores Predator X32 X2 e X27U X1 oferecem imagens de jogo nítidas, com uma…

6 dias ago

Adolfo Martinho é o novo diretor-geral da DXC Technology em Portugal

Adolfo Martinho sucede a Manuel Maria Correia, que liderou a empresa em Portugal desde a…

7 dias ago

Atenção ao malware oculto no GitHub

A Kaspersky descobriu centenas de repositórios de código aberto infetados com malware multifacetado, dirigidos a…

2 semanas ago

Microsoft lança Researcher e Analyst para Microsoft 365 Copilot

O Researcher e o Analyst vão começar a ser disponibilizados para clientes com licença do…

2 semanas ago

Ricardo Morais entra na EY para reforçar área SAP

Ao longo da sua carreira, Ricardo Morais assumiu responsabilidades em gestão de clientes e desenvolvimento…

2 semanas ago