A conferência é a segunda atividade do Cluster CESA de ICT in Education (Continental Education Strategy for Africa), lançado em Novembro de 2016, que é constituído por um um grupo de representantes de países, organizações internacionais, regionais e parceiros do setor privado estabelecida pela Comissão da União Africana, pela GESCI e pela Association for the Development of Education in Africa. Esta associação quer implementar vários projetos na área da educação através da utilização das TIC.
O fórum contou com a presença de diretores de TIC de Ministérios responsáveis pela educação de mais de 10 países africanos, membros do Cluster e iresponsáveis da UNESCO, UNICEF, INTEL, Millenium@EDU, GPE e a ITworx.
Foram debatidos, entre outros assuntos, a importância da coerência de políticas e coordenação inter-setorial em tecnologias de informação e comunicação em estratégias de educação e no desenvolvimento de programas, assim como a relevância das parcerias público-privadas e uma gestão robusta de programas para assegurar uma implementação eficaz.
Além disso, os participantes também tiveram oportunidade de visitar uma escola primária que integra TIC no seu dia-a-dia, assim como os escritórios e fábrica da jp.ik.
“Educação é uma chave para um desenvolvimento sustentável global. Na verdade, a educação não está ainda disponível para todas as crianças do mundo. Trabalhamos para desenvolver soluções tecnológicas inovadoras para a Educação porque acreditamos que a tecnologia potencia a experiência de aprendizagem e que, através de tecnologias inovadoras, é possível levar a Educação a um número crescente de crianças em todo o mundo. Assim, contribuímos ativamente para a promoção de um desenvolvimento sustentável”, referiu, em comunicado, Jorge Sá Couto, Chairman da jp.ik, sobre a importância deste tipo de iniciativa.
Jerome Morrissey, CEO of GESCI salientou que “o Oporto African Forum foi uma excelente oportunidade para discutir e partilhar vários pontos de vista sobre a necessidade e importância de uma boa liderança, para o êxito e eficácia na implementação e integração das Tecnologias de informação na Educação em todo o continente Africano.”
A garantia faz parte de uma iniciativa que visa facilitar o acesso ao financiamento a…
O evento pretendeu dar a conhecer insights de especialistas, explorar demonstrações de vanguarda e discutir…
Depois do lançamento da app, o site surge agora com novas funcionalidades e mais transparência…
O Bit2Me STX é uma das primeiras infraestruturas do mercado financeiro blockchain destinada a operar…
Bolsa Jorge de Mello é dirigida a investigadores em Portugal e visa impulsionar a investigação…
O ranking reconhece e destaca o papel crescente das universidades na promoção do empreendedorismo em…