No ano passado, as empresas, centros de investigação e universidades portuguesas submeteram 153 pedidos de registo de patentes junto do IEP. Em comparação com 2015, são mais 12 pedidos. O número de patentes europeias concedido a centros de investigação e empresas portuguesas pelo IEP aumentou de 28,3% para 59%, sendo o mais elevado nos últimos dez anos.
No total, o Instituto Europeu de Patentes recebeu aproximadamente 160 mil pedidos de registo de patentes no ano passado, estando em pé de igualdade com o número recorde atingido no ano anterior.
“Os resultados de 2016 confirmam a atratividade da Europa enquanto líder do mercado global no âmbito da inovação,” afirmou o Presidente do IEP, Benoît Battistelli. O presidente acrescenta ainda que “numa conjuntura política e económica em constante mutação, as empresas de todo o mundo mantiveram a sua procura por proteção de patentes na Europa.”
No entanto, Battistelli faz uma ressalva ao afirmar que “apesar de assistirmos a um crescimento impressionante no número de pedidos de registo de patentes com origem na Ásia, as empresas europeias mantêm o papel de líderes na inovação e crescimento no seu mercado de origem, provando a sua resiliência face a condições económicas adversas.”
No caso português, a empresa Novadelta- Comércio e Indústria de Cafés é a principal líder, no que diz respeito aos pedidos de registo de patentes em 2016. No total houve 12 pedidos, que representa um aumento de cinco pedidos ante o ano anterior. Em segundo lugar, encontra-se a Saronikos Trading and Services, com oito pedidos seguindo-se a Bial-Portela com seis pedidos e finalmente a Universidade do Porto com cinco pedidos.
A região do Minho e Douro Litoral apresenta o maior número de pedidos de registo de patentes, liderando o ranking regional com 41%.
A cidade de Lisboa lidera, por sua vez, o ranking de cidades. Em 2016, a capital apresentou 28 pedidos de registo de patentes, estando à frente do Porto (19) e Braga (16).
Pelo segundo ano consecutivo, a empresa multinacional tecnológica Philips submeteu o maior número de pedidos de registo de patentes em 2016, enquanto que Huawei e a Samsung completam o pódio.
Com esta nomeação, a empresa reafirma o seu compromisso de estar mais próxima dos seus…
Com o lançamento de KATA 7.0, as organizações podem agora beneficiar de capacidades melhoradas de…
Novos monitores Predator X32 X2 e X27U X1 oferecem imagens de jogo nítidas, com uma…
Adolfo Martinho sucede a Manuel Maria Correia, que liderou a empresa em Portugal desde a…
A Kaspersky descobriu centenas de repositórios de código aberto infetados com malware multifacetado, dirigidos a…
O Researcher e o Analyst vão começar a ser disponibilizados para clientes com licença do…