Portugal e Marrocos assinam acordo para área de energia

O protocolo vai ser assinado dia 26 de julho, pelas 15h00, no edifício sede do INESC TEC, no Campus da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto.

Os protocolos vão ser assinados com o Instituto de Investigação em Energia Solar e Energias Renováveis (IRESEN) e com a Escola Nacional de Ciências Aplicadas (ENSAK) da Universidade Ibn Tofaïl – Kénitra, em Rabat.

“A assinatura destes protocolos na área da energia faz ainda mais sentido depois do Ministério da Economia português ter assinado com o Ministério da Energia, Minas, Água e Ambiente de Marrocos um acordo para a realização de estudos de uma interligação elétrica entre os dois países que permita exportar e importar eletricidade através de um cabo submarino que vai ligar os dois países”, afirmou, em comunicado, José Manuel Mendonça, presidente do Conselho de Administração do INESC TEC.

Segundo as entidades, a parceria estabelecida entre o INESC TEC e o Instituto de Investigação em IRESEN, pertencente ao Ministério da Energia, Minas, Água e Ambiente de Marrocos, tem o propósito de integrar energias renováveis nos sistemas elétricos. “O know-how que o INESC TEC pretende partilhar com o IRESEN vai procurar dotar Marrocos de competências na integração nas redes de tecnologias de geração renovável, nomeadamente solar, aproveitando a experiência do green energy park operado por esta instituição marroquina”, lê-se no documento.

O protocolo entre o INESC TEC e a ENSAK tem como objetivo a formação avançada, dizem. As duas instituições já colaboram num projeto em Marrocos, o SECRETS (Sustainable Energy Clusters Realised Through Smart grids), na área das smart grids, onde o INESC TEC vai instalar o mais moderno laboratório de smart grids em África. A universidade marroquina pretende agora ampliar a colaboração reforçando a formação em trabalhos de investigação ao nível de doutoramento.

A assinatura dos protocolos vai ser feita por José Manuel Mendonça, presidente do CA do INESC TEC, Badr Ikken, presidente do Conselho Executivo (IRESEN) e Azeddine El Midaoui, Reitor da Universidade Ibn Tofaïl – Kénitra.

Susana Marvão

Jornalista especializada em TIC desde 2000, é fã incondicional de todo o tipo de super-heróis e da saga Star Wars. É apaixonada pelo impacto que as tecnologias têm nas empresas.

Recent Posts

Carris Metropolitana tem novo website mobile-first

Depois do lançamento da app, o site surge agora com novas funcionalidades e mais transparência…

1 dia ago

Bit2Me STX inicia testes Sandbox para bolsa de valores blockchain

O Bit2Me STX é uma das primeiras infraestruturas do mercado financeiro blockchain destinada a operar…

2 dias ago

150 mil euros para promover a inovação na Indústria

Bolsa Jorge de Mello é dirigida a investigadores em Portugal e visa impulsionar a investigação…

3 dias ago

UCP é reconhecida como a instituição universitária mais empreendedora em Portugal

O ranking reconhece e destaca o papel crescente das universidades na promoção do empreendedorismo em…

6 dias ago

Visa vai equiparar criadores de conteúdo a PME

O objetivo desta medida é o crescimento económico e o acesso a pagamentos online seguros…

1 semana ago

MEO Empresas lança acesso à internet com velocidades simétricas de 100Gbps

Este novo serviço é especialmente indicado para fornecedores de conteúdos e sites transacionais que procuram…

1 semana ago