“Perante um período difícil, transversal a todos os setores de atividade e ao nosso em particular, temos que ser mais eficientes no que respeita aos processos, criar dimensão interna e externa e investir para criar condições de competitividade. A aposta na Primavera garante-nos competitividade, pois tudo aquilo que está assente na plataforma do ERP Primavera ajuda-nos a tomar as decisões de gestão e a monitorizar todo o processo produtivo, desde a vinha até à saída das caves e a apurar as margens que o produto vai deixando ao longo de toda a cadeia, o que é fundamental, pois sem isso não o podíamos fazer. Ajuda-nos também a ter um overview do negócio, o que é fundamental face à nossa dispersão geográfica”, explica, em comunicado, Jorge Dias, diretor-geral da Gran Cruz.
A adoção deste software na empresa vitivinícola teve como objetivo assegurar uma gestão centralizada do negócio, articulando numa única plataforma a gestão da relação com os cerca de três mil produtores, fornecedores e clientes, bem como a incorporação da informação proveniente dos diversos sistemas verticais. Tal permitiu acompanhar todos os processos de negócio de forma única, desde o controlo da vindima, à rastreabilidade da matéria-prima, controlo de qualidade, gestão da produção, controlo logístico, faturação e gestão contabilística, comunicação com a Alfândega e integração com Instituto dos Vinhos do Porto e Douro. Com esta integração profunda de dados, a Gran Cruz visa obter maior capacidade de controlo financeiro, assim como uma visão global do negócio essencial no apoio à decisão.
Adicionalmente, esta plataforma pretende responder à expansão crescente do negócio da Gran Cruz, que vive essencialmente do mercado externo, exportando atualmente mais de 90% da sua produção para mercados tão diversos como França, Espanha, Rússia ou Bélgica. Outro propósito do ERP Primavera é explorar de forma crescente o cada vez mais maduro mercado nacional, quer no campo do consumo quer no de enoturismo.
“O projeto Gran Cruz revelou-se um desafio muito positivo pela necessidade de incorporar um elevado volume de dados provenientes de diversos sistemas, de modo a assegurar uma visão única, agregada e simples do negócio, englobando a complexidade de um elevado número de fornecedores e clientes. Com exportação para tantos mercados, com comunicações obrigatórias e em tempo real com diversas entidades, o ERP Primavera permitiu a cobertura total dos processos, da produção à venda com eficiência”, diz, no mesmo documento, David Afonso, vice-presidente da Primavera BSS.
A implementação do ERP Primavera na Gran Cruz conta com o suporte da Unicódigo – Eng. e Tecnologias de Informação, Lda., entidade parceira da Primavera que detém o estatuto Primavera Premium Partner e Primavera Solutions Partner, isto é, possui competências na implementação e suporte às soluções Primavera e desenvolve soluções próprias integradas com a oferta da Primavera.
A garantia faz parte de uma iniciativa que visa facilitar o acesso ao financiamento a…
O evento pretendeu dar a conhecer insights de especialistas, explorar demonstrações de vanguarda e discutir…
Depois do lançamento da app, o site surge agora com novas funcionalidades e mais transparência…
O Bit2Me STX é uma das primeiras infraestruturas do mercado financeiro blockchain destinada a operar…
Bolsa Jorge de Mello é dirigida a investigadores em Portugal e visa impulsionar a investigação…
O ranking reconhece e destaca o papel crescente das universidades na promoção do empreendedorismo em…