Portege Z20t vs Surface Pro 3: e o ouro vai para…

A Toshiba apresentou a mais recente adição ao seu portfólio de tablets, o Portege Z20t. O novo dispositivo móvel deverá emergir como um rival de peso do Surface Pro 3, embora o homólogo da Microsoft leve o ouro em vários aspetos.

Não obstante o Surface Pro 3 ter surgido como um dos primeiros da sua espécie – um tablet que pode também funcionar como um portátil, leve e delgado –, o Portege Z20t parece ser a réplica da Toshiba ao já não tão único aparelho da Microsoft.

Com um ecrã de 12,5 polegadas (face às 12 do Surface), o Portege incorpora um processador Core M da Intel, que, dado o seu baixo consumo, dota o tablet de uma autonomia que pode ir até nove horas, o que quando comparado com o Surface Pro 3 não é algo extraordinário, visto que o primo fabricado pela Microsoft consegue exatamente o mesmo. Com o Core M, a Toshiba certamente espera que o Portege consiga manter uma performance forte com um baixo consumo energético, que refletir-se-á numa maior duração da bateria.

Apesar do reduzido gasto de bateria que possa apresentar, o Portege Z20t não consegue superar o concorrente mais próximo. Assim, a resolução de 1920 x 1080 do tablet da Toshiba é ensombrada pela definição de 2160 x 1440 que o Surface Pro 3 consegue oferecer.

Em termos de ligações, tanto o Portege Z20t como o Surface Pro 3 estão em pé de igualdade, ambos com conexão Wi-Fi 802.11ac e ligação Bluetooth 4.0. Também ao nível da memória, os dois dispositivos igualam-se, com quatro ou oito GB de RAM e capacidade de armazenamento de 128 GB, 256 GB ou 512 GB.

Fale-se agora de preços. Após uma comparação prévia pode destacar-se que, colocando momentaneamente de parte os aspetos em que coincidem, o Portege da Toshiba perde algum terreno para o Microsoft Surface Pro 3. Contudo, o tablet da fabricante japonesa – que pode também operar como um portátil – custará, pelo menos numa fase inicial, 1,172 euros, ao passo que o Surface Pro 3, na loja online da gigante norte-americana, custa 819 euros. Assim, o Portege Z20t perde pontos face ao Surface Pro 3, mas custa um pouco mais.

Filipe Pimentel

Formado em Ciências da Comunicação, tem especial interesse pelas áreas das Letras, do Cinema, das Relações Internacionais e da Cibersegurança. É incondicionalmente apaixonado por Fantasia e Ficção Científica e adora perder-se em mistérios policiais.

Recent Posts

Kaspersky KATA 7.0 para proteção contra ataques direcionados

Com o lançamento de KATA 7.0, as organizações podem agora beneficiar de capacidades melhoradas de…

3 dias ago

Acer lança nova dupla de monitores de gaming Predator QD-OLED

Novos monitores Predator X32 X2 e X27U X1 oferecem imagens de jogo nítidas, com uma…

4 dias ago

Adolfo Martinho é o novo diretor-geral da DXC Technology em Portugal

Adolfo Martinho sucede a Manuel Maria Correia, que liderou a empresa em Portugal desde a…

5 dias ago

Atenção ao malware oculto no GitHub

A Kaspersky descobriu centenas de repositórios de código aberto infetados com malware multifacetado, dirigidos a…

1 semana ago

Microsoft lança Researcher e Analyst para Microsoft 365 Copilot

O Researcher e o Analyst vão começar a ser disponibilizados para clientes com licença do…

1 semana ago

Ricardo Morais entra na EY para reforçar área SAP

Ao longo da sua carreira, Ricardo Morais assumiu responsabilidades em gestão de clientes e desenvolvimento…

2 semanas ago