Categories: MobilidadeProjetos

Portal Rio 2016 supera Londres em acessos por dispositivos móveis

O portal é uma solução apoiada na plataforma em nuvem Azure, da Microsoft, integrada à tecnologia desenvolvida e gerenciada pela Atos, parceira mundial de TI dos Jogos Olímpicos.

De acordo com a Microsoft, para o portal da Rio 2016 foi criada uma arquitetura inteligente que permite o reconhecimento automático do modelo de tela mais adequado para obter a melhor experiência de navegação e interação para cada dispositivo. O pico de audiência foi na tarde da última segunda-feira (8/8), quando ocorriam competições em 22 desportos ao mesmo tempo, com mais de 33 milhões de pageviews.

Os desportos mais pesquisados no site nesta primeira semana foram futebol, tênis, ginástica artística e natação. Além dos brasileiros, os visitantes dos Estados Unidos e do Reino Unido foram os mais assíduos.

Outra inovação promovida pela Rio 2016 é definição de uma estratégia de segundo ecrã, em parceria com a Microsoft, no sistema de notícias do portal, fundamental para que os visitantes possam aceder com mais agilidade as informações de interesse, já que a página principal é flexível e se adapta a cada evento dos Jogos (como a abertura, competições e encerramento).

Durante a cerimónia de abertura, enquanto os atletas desfilavam, o segundo ecrã foi a mais procurado porque fornecia dados atualizados sobre os desportistas com apenas um clique.

Velocidade como diferenciadora

De modo geral, a velocidade para disponibilizar as informações em tempo real em quatro idiomas (português, inglês, espanhol e francês) é mais um diferenciador tecnológico do portal, que oferece os resultados de cada prova sem latência e diretamente dos sensores Omega das arenas.

Com a plataforma em nuvem Microsoft Azure integrada com a tecnologia da Atos, e um altíssimo volume de dados geridos e processados em data centers localizados em três continentes, é possível publicar pontuações e recordes batidos, por exemplo, muito mais rapidamente e com a segurança exigida por este que é o maior evento desportivo em audiência do mundo.

 

Solange Calvo

Depois de atuar na TV Manchete, TV Globo, Jornal do Commercio, Rádio Manchete, Rádio Tupi, a jornalista especializou-se em Tecnologia da Informação e Telecomunicações há mais de 25 anos, atuando como editora-executiva em importantes veículos especializados como Computerworld Brasil e CIO Brasil, além de revistas corporativas da Módulo, Oracle e Microsoft e projetos especiais da IBM Brasil. Rendeu-se à era digital e contribui com seu trabalho para a consolidação de um mundo cada vez mais móvel e conectado. Amante da boa gastronomia, há muito escolheu trocar o divã pelo fogão e brindar os amigos com pratos assinados. Sua bandeira: bom humor, sempre.

Recent Posts

Carris Metropolitana tem novo website mobile-first

Depois do lançamento da app, o site surge agora com novas funcionalidades e mais transparência…

2 dias ago

Bit2Me STX inicia testes Sandbox para bolsa de valores blockchain

O Bit2Me STX é uma das primeiras infraestruturas do mercado financeiro blockchain destinada a operar…

3 dias ago

150 mil euros para promover a inovação na Indústria

Bolsa Jorge de Mello é dirigida a investigadores em Portugal e visa impulsionar a investigação…

3 dias ago

UCP é reconhecida como a instituição universitária mais empreendedora em Portugal

O ranking reconhece e destaca o papel crescente das universidades na promoção do empreendedorismo em…

7 dias ago

Visa vai equiparar criadores de conteúdo a PME

O objetivo desta medida é o crescimento económico e o acesso a pagamentos online seguros…

1 semana ago

MEO Empresas lança acesso à internet com velocidades simétricas de 100Gbps

Este novo serviço é especialmente indicado para fornecedores de conteúdos e sites transacionais que procuram…

1 semana ago