E apesar de apenas hoje estar disponível em território nacional, lá por fora já começa a ser usado… como ferramenta de marketing.
Conta a Reuters que este jogo de realidade virtual está pronto, apesar de tão recente, a desafiar as empresas de Internet especializadas em aumentar o fluxo de pessoas em pequenos negócios e pode acabar a ter um papel no marketing de grandes marcas, de acordo com especialistas da indústria.
O jogo de realidade aumentada da Nintendo alcançou mais de 65 milhões de utilizadores nos Estados Unidos em apenas sete dias após o lançamento e já está a ajudar restaurantes locais, cafés e pequenos retalhistas a atrair novos clientes.
O pizza bar L’inizio em Long Island, em Nova York, afirma que as vendas subiram 75 por cento no fim de semana pela ativação do recurso “módulo de atração” que atrai personagens Pokémons virtuais para a loja, atraindo assim jogadores próximos.
Diz ainda a Reuters que o gerente da loja gastou 10 dólares para ter uma dúzia de personagens Pokémon colocados no local, citando o New York Post.
Esse tipo de efeito instantâneo é uma ameaça potencial para as relativamente novas empresas que revolucionaram o marketing online para pequenas companhias nos últimos anos, como Groupon, LivingSocial e Foursquare, entre outros, explana a Reuters.
Citando o site de notícias de tecnologia Gizmodo, a Reuters relembra que um estudante na Austrália descobriu um código de programação dentro do jogo que indicava um sistema de patrocínio e citou o nome da rede de fast food McDonalds. A rede não comentou o assunto ou qualquer de seus planos de marketing.
Especialistas em marketing disseram que pequenas empresas podem voltar-se cada vez mais para o Pokémon Go – e redirecionar alguns dos seus gastos com marketing – à medida que o jogo atraia uma base maior de utilizadores.
“Com Pokémon Go, o utilizador vê o jogo como uma maneira de passar por cima de um monte de canais digitais (marketing) que as lojas têm confiado nos últimos anos”, disse Christophe Jammet, diretor de mídia social e móvel da consultoria DDG em Nova York.
“Não existia uma plataforma social de geolocalização que pode atrair tantas pessoas de uma só vez.”
Muitas lojas estão a propagar ser “Poke Stops“, um lugar onde os jogadores podem pegar novas bolas Pokémon e aumentar o seu nível de poder dentro da aplicação, para atrair clientes. Especialistas dizem que é apenas uma questão de tempo antes das grandes marcas se juntarem a esse movimento.
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