Categories: Gestão

PMEs portuguesas destacam-se no investimento digital

A Sage apresentou os resultados do seu mais recente estudo anual SBBO: Small Business, Big Opportunity.

Este ano, o estudo foca-se em como as PMEs estão a acelerar o crescimento económico e como a tecnologia está a transformar as empresas.

Globalmente, os resultados destacam que as PMEs estão cada vez mais confiantes no sucesso da sua empresa, com Portugal em 3º lugar em comparação com outros países, com 87% de respostas positivas.

A eficiência operacional é apontada como o fator-chave para a confiança empresarial. Isso reflete-se no facto de quase metade das PMEs, tanto globalmente (45%) como em Portugal (44%), ter registado crescimento das receitas.

Este aumento da eficiência operacional é alcançado por investimentos significativos, especialmente em ferramentas digitais, diz o mesmo estudo.

A maioria das PMEs globalmente (85%) e em Portugal (91%) considera que a aposta em tecnologia digital é crucial para o crescimento das suas empresas, especialmente para o aumento das receitas.

O maior benefício apontado por 45% das PMEs, (43% para Portugal), é o aumento da produtividade, o que permite dedicar mais tempo a tarefas criativas ou de maior valor.

Portugal destaca-se também na melhoria da experiência do cliente, “5% acima da média global”.

As PMEs portuguesas estão a apostar fortemente na inteligência artificial (IA) e em outras tecnologias digitais, com 87% a aumentar os investimentos no último ano.

Assim, 87% das PMEs portuguesas (média global de 76%) afirmam que o investimento em IA é fundamental para as operações diárias, e 92% consideram que as tecnologias digitais são cruciais para aumentar as receitas (média global de 87%).

Quanto aos desafios, 42% das PMEs afirmam que o principal obstáculo apontado são as pressões financeiras, ou seja, questões como dificuldades de tesouraria e aumento dos custos operacionais. Mais de metade (51%) das PMEs indicaram que os seus custos aumentaram no ano passado, e a previsão para o próximo ano é continuarem a crescer.

Entre todos os países inquiridos, as PMEs portuguesas são as mais propensas a investir em mais tecnologia digital para superar as barreiras financeiras, com 42% a fazê-lo, em comparação com 34% a nível global.

Foram inquiridas 12.000 PMEs, incluindo 1.000 portuguesas, com destaque para três tópicos fundamentais: (1) a confiança, satisfação e o crescimento das PMEs; (2) a importância da tecnologia digital para as PMEs; (3) e os principais obstáculos que as PMEs enfrentam.

Redação Silicon

Recent Posts

Espanhola Extom integrada no Grupo inCentea

A Extom assenta a sua atuação no Cegid XRP Enterprise, uma solução direcionada ao mercado…

5 dias ago

D-Link apresenta nova gama de switches

A DMS-1250 pode ser gerida local ou remotamente através do ecossistema Nuclias Connect.

6 dias ago

Altice Portugal divulga resultados do trimestre

No 3º trimestre de 2024 as Receitas da Altice Portugal ascenderam a 704M€, o EBITDA…

7 dias ago

Ifthenpay e EBANX alavancam pagamentos instantâneos

Método de pagamento instantâneo promete aumentar vendas e número de clientes do comércio online português.

1 semana ago

Colt e Ciena aceleram velocidade transmissão em conectividade transatlântica

As duas empresas alcançaram um novo patamar ao ultrapassarem os limites de velocidade e de…

1 semana ago

Fundo Europeu de Investimento garante 5 milhões de euros à Code for All__

A garantia faz parte de uma iniciativa que visa facilitar o acesso ao financiamento a…

2 semanas ago