Keyboard (close-up), red key with Registered mark symbol
Em 2015, os pedidos de patentes junto do IEP aumentou para 160 mil (153 mil em 2014), tendo a maior parte sido oriundos de empresas dos E.U.A, Alemanha, Japão, França e Países Baixos.
O INL, Laboratório Ibérico internacional de Nanotecnologia, foi o centro de investigação que apresentou mais pedidos de patentes portuguesas (oito pedidos), ao que se seguiu a empresa Saronikos Trading and Services e Universidade do Minho (seis pedidos), e, por fim, a Novadelta – Comércio e Indústria de Cafés e a empresa Oliveira & Irmão (cinco pedidos).
Relativamente a empresas, a Philips lidera agora o top das empresas com mais pedidos de patentes em 2015. A Samsung posiciona-se em 2º lugar, seguida da LG, a Huawei e a Siemens.
Segundo os dados divulgados, os pedidos de patentes de Portugal que mais cresceram, face aos anos anteriores, foram as áreas de tecnologia médica (12 por cento, mais 3 por cento do que em 2014), engenharia civil (7 por cento), e mobiliário (7 por cento).
“O incrível crescimento de pedidos de patentes ao IEP prova que a Europa continua a ser um ‘hub’ para inovadores de todo o mundo e um mercado tecnológico muito atrativo”, diz, em nota de imprensa, Benoît Battistelli, presidente do IEP. “Este é um reflexo do interesse das empresas e dos inventores em procurarem a proteção das suas invenções através de patentes de alta qualidade para o mercado europeu. Apesar do crescimento impressionante dos pedidos provenientes de países de fora da Europa, o balanço do número de pedidos de patentes realizados por empresas europeias noutras regiões continua a ser claramente positivo, o que realça o potencial de inovação da economia europeia”, acrescentou.
Com o lançamento de KATA 7.0, as organizações podem agora beneficiar de capacidades melhoradas de…
Novos monitores Predator X32 X2 e X27U X1 oferecem imagens de jogo nítidas, com uma…
Adolfo Martinho sucede a Manuel Maria Correia, que liderou a empresa em Portugal desde a…
A Kaspersky descobriu centenas de repositórios de código aberto infetados com malware multifacetado, dirigidos a…
O Researcher e o Analyst vão começar a ser disponibilizados para clientes com licença do…
Ao longo da sua carreira, Ricardo Morais assumiu responsabilidades em gestão de clientes e desenvolvimento…