Não é novidade para ninguém que o mercado dos computadores pessoais tem tido um crescimento em trajetória decrescente bem acentuada. Contudo, este declínio não é tão significativo quanto poderíamos julgar, caindo numa cadência menos acelerada do que a que se esperaria.
De acordo com a consultora norte-americana IDC, este ano o mercado dos PCs registará uma queda de 3,7 por cento, em detrimento dos seis por cento anteriormente estimados pelos analistas.
Então, é esperado que em 2014 as remessas destes aparelhos atinjam os 303,5 milhões, um decréscimo dos 315,1 milhões de 2013, dos 352 milhões de 2012 e dos 361,5 milhões de 2011, altura em que ficou registado um dos pontos altos deste setor.
Nem tudo são rosas, contudo. A IDC não adivinha expressivas melhorias no mercado dos PCs, uma vez que em 2018, segundo o estudo da consultora, o total de remessas deverá ficar-se pelos 291 milhões, evidenciando-se ruturas nas vendas dos desktops em todas as suas áreas de atuação e nas vendas dos computadores portáteis em mercados com maior maturidade. Deverá ainda denotar-se uma ligeira recuperação das vendas dos portáteis nos mercados emergentes.
O responsável pelo estudo da IDC, Loren Loverde, asseverou que é cada vez mais claro o aumento do intervalo de tempo entre cada atualização de computador, acrescentando que o surgimento do Windows 9, calendarizada para o próximo ano, deverá atuar como elemento potenciador do mercado.
A IDC aponta as empresas como os principais motores do crescimento – embora débil – das vendas de PCs, que têm vindo a perder cada vez mais território para os seu arqui-inimigos: os dispositivos móveis.
A garantia faz parte de uma iniciativa que visa facilitar o acesso ao financiamento a…
O evento pretendeu dar a conhecer insights de especialistas, explorar demonstrações de vanguarda e discutir…
Depois do lançamento da app, o site surge agora com novas funcionalidades e mais transparência…
O Bit2Me STX é uma das primeiras infraestruturas do mercado financeiro blockchain destinada a operar…
Bolsa Jorge de Mello é dirigida a investigadores em Portugal e visa impulsionar a investigação…
O ranking reconhece e destaca o papel crescente das universidades na promoção do empreendedorismo em…