Categories: NegóciosSegurança

Paypal é um “petisco” para os hackers

A Check Point detetou um número crescente de ataques de phishing lançados por hackers que se fazem passar pela Paypal. Aliás, de acordo com dados do website OpenPhish, a Paypal está no top das 10 marcas mais utilizadas pelos cibercriminosos para levar a cabo os seus ataques.

As principais razões parecem ser a sua popularidade e a grande quantidade de informação pessoal dos utilizadores de que dispõe.

Para evitar ser vítima de um ataque de phishing, a Check Point recomenda que se sigam estes conselhos:

  1. Analise cuidadosamente o emissor. Os emails oficiais da Paypal têm sempre como remetente um endereço de correio eletrónico acabado em @paypal.com. os hackers podem usar como nome de utilizador “Paypal”, mas se prestar atenção verá que a mensagem procede de um domínio diferente.
  1. Erros ortográficos. Se o utilizador detetar erros de ortografia e más traduções, é muito provável que se encontre perante um email fraudulento.
  1. Links falsos. Os links enviados através de ataques de phishing são muito suspeitos, já que não contam com o protocolo https (que indica que uma página web é segura) nem incluem o endereço www.paypal.com 
  1. Tratamento impessoal. A Paypal dirige-se sempre aos seus clientes utilizando o seu nome e apelido. Um email fraudulento, por outro lado, utiliza fórmulas como “caro utilizador” ou “Estimado cliente”.
  1. Falsa sensação de urgência. Uma característica bastante comum a todos os ataques de phishing é que ameaçam os utilizadores com a perda da sua conta se não atualizarem os seus dados pessoais. As empresas nunca pedem informação privada por email.
  1. Ficheiros anexos. A Paypal não envia ficheiros anexos nos seus emails. A Check Point recomenda nunca abrir um documento enviado por email a não ser que se esteja completamente seguro da sua procedência. 

Além destas diretrizes, a Check Point aconselha as empresas a formar os seus colaboradores para que naveguem de forma segura e recomenda, ainda, a implementação de soluções avançadas de cibersegurança.

Susana Marvão

Jornalista especializada em TIC desde 2000, é fã incondicional de todo o tipo de super-heróis e da saga Star Wars. É apaixonada pelo impacto que as tecnologias têm nas empresas.

Recent Posts

SOS Voz Amiga já ajuda em várias línguas com IA da Samsung

Através da tecnologia Tradução em Tempo Real entre diferentes idiomas da Galaxy AI, a SOS…

1 dia ago

TheFork junta-se à OpenAI como colaborador na fase de Research Preview do Operator

Com o Operator da OpenAI o processo de reserva torna-se mais fluido, ao navegar automaticamente…

2 dias ago

Fernando Vázquez segue em novas funções na Schneider Electric

Com esta nomeação, a empresa reafirma o seu compromisso de estar mais próxima dos seus…

3 dias ago

Kaspersky KATA 7.0 para proteção contra ataques direcionados

Com o lançamento de KATA 7.0, as organizações podem agora beneficiar de capacidades melhoradas de…

1 semana ago

Acer lança nova dupla de monitores de gaming Predator QD-OLED

Novos monitores Predator X32 X2 e X27U X1 oferecem imagens de jogo nítidas, com uma…

1 semana ago

Adolfo Martinho é o novo diretor-geral da DXC Technology em Portugal

Adolfo Martinho sucede a Manuel Maria Correia, que liderou a empresa em Portugal desde a…

1 semana ago