O departamento europeu de patentes obteve o número de pedidos de registo mais elevado de sempre, em 2014, contribuindo, para isso, as criações de países como os EUA ou Alemanha. A Samsung é novamente a empresa com mais patentes, na Europa, e o setor em que as marcas mais apostaram foi o da saúde.
No total, foram registados 274 mil pedidos de patentes no departamento europeu, valor que representa um aumento de 3,1 por cento relativamente ao ano de 2013. O último ano é, por isso, o melhor de sempre no que diz respeito ao registo de patentes na Europa. No entanto, destes pedidos, apenas 64 mil foram concedidos.
Entre os países europeus, a Alemanha e a Suécia mantiveram uma posição estável, contrastando com a Holanda, França e Reino Unido que apresentaram mais pedidos de patentes do que o habitual e com a Finlândia, Suíça e Espanha a registarem uma quebra no número de criações para serem patenteadas.
Relativamente a países exteriores ao território europeu, os valores mais positivos surgem com a China e com os Estados Unidos, enquanto que o Japão diminui o número de pedidos. O crescimento destes países levou a que, em 2014, cerca de dois terços dos pedidos fossem realizados por empresas não europeias.
Ainda assim, estes valores poderão significar que o mercado europeu é cada vez mais apetecível para empresas internacionais. Benoît Battistelli, presidente do departamento europeu de patentes, garante que “a Europa continua a fortalecer o seu papel central enquanto hub global de tecnologia e inovação para um número crescente de empresas de todo o mundo”.
No top 10, os países europeus estão bem representados ocupando cinco dos lugares mas dando a primeira posição à Samsung, novamente líder no que diz respeito ao pedido de patentes na Europa, tendo entregado 2541 pedidos de patentes. Em segundo lugar, encontra-se a Philips, seguida pela Siemens, LG e Huawei.
Quanto aos setores que se destacam pelo número de criações apresentadas encontramos, em primeiro lugar, as tecnologias da saúde com 11 mil pedidos de patentes. Em segundo lugar surgem as tecnologias relacionadas com energias e, logo a seguir, a comunicação digital.
Com o lançamento de KATA 7.0, as organizações podem agora beneficiar de capacidades melhoradas de…
Novos monitores Predator X32 X2 e X27U X1 oferecem imagens de jogo nítidas, com uma…
Adolfo Martinho sucede a Manuel Maria Correia, que liderou a empresa em Portugal desde a…
A Kaspersky descobriu centenas de repositórios de código aberto infetados com malware multifacetado, dirigidos a…
O Researcher e o Analyst vão começar a ser disponibilizados para clientes com licença do…
Ao longo da sua carreira, Ricardo Morais assumiu responsabilidades em gestão de clientes e desenvolvimento…