Categories: EmpresasNegócios

Paris Saint-Germain e Cabestan apresentam relação multicanal de sucesso

Romeu Pinto, Country Manager da Cabestan Portugal, falou no fórum “Case study: Paris Saint-Germain, uma verdadeira relação multicanal com mais de cinco mil simpatizantes” sobre a forma como o PSG diversifica as suas ofertas de marketing com o apoio da Cabestan e como gere a sua comunicação multicanal com as soluções desta empresa.

A Cabestan trabalha com o PSG desde 2002 e a evolução do marketing do clube entre esse ano e 2010 evoluiu imenso. A comunicação foi-se tornando cada vez mais multicanal, possibilitando a compra de bilhetes e de produtos tanto em lojas físicas como online e foi criada uma web TV.

Antes de iniciar a parceria com a Cabestan, o Paris Saint-Germain sentiu a necessidade de aumentar as suas receitas e apresentou uma problemática no ano de 2002. Essa problemática revelava um conhecimento limitado sobre os clientes, um programa relacional básico e dificuldade em conhecer as perspetivas. Os objetivos do clube eram evoluir o conhecimento sobre o cliente, gerar receitas adicionais e colocar em prática uma verdadeira política relacional.

Como resposta a esta problemática, a Cabestan sugeriu um novo design e uma implementação de um eCRM mark adaptado ao PSG, a colocação em prática de regras scoring e um motor de segmentação avançado e evolutivo. Os benefícios desta proposta seria possibilitar uma visão a 360 graus dos dados dos clientes, com acesso a dados declarativos, comportamentais e transacionais.

Relativamente ao eCRM PSG, este está integrado ao motor de segmentação da plataforma Cabestan, o que permite segmentar a população, ter acesso a dados sociodemográficos, de navegação web e sobre ações de e-mail e sms.

Os benefícios foram ações com objetivos relacionais, com news do treinador, zapping PSG TV e informações do clube, também ações de objetivo comercial como compras na loja e bilheteira e ainda ações “mixtas”, com e-news semanal propondo a compra de bilhetes.

Como resultados disto, verificou-se a evolução do conhecimento sobre o cliente, o aumento constante das receitas adicionais e a colocação em prática de um verdadeiro programa relacional online.

Foram também verificadas vantagens funcionais, como a modelação dos dados comportamentais no seio do Datamart Marketing e a suavidade e adaptabilidade da plataforma Cabestan aos sistemas de informações do Paris Saint-Germain.

Romeu Pinto deu ainda a conhecer os objetivos para 2014, que são o aumento do ritmo de aquisição de fãs, a inovação e o aumento das vendas.

Cátia Colaço

Recent Posts

Kaspersky KATA 7.0 para proteção contra ataques direcionados

Com o lançamento de KATA 7.0, as organizações podem agora beneficiar de capacidades melhoradas de…

4 dias ago

Acer lança nova dupla de monitores de gaming Predator QD-OLED

Novos monitores Predator X32 X2 e X27U X1 oferecem imagens de jogo nítidas, com uma…

5 dias ago

Adolfo Martinho é o novo diretor-geral da DXC Technology em Portugal

Adolfo Martinho sucede a Manuel Maria Correia, que liderou a empresa em Portugal desde a…

6 dias ago

Atenção ao malware oculto no GitHub

A Kaspersky descobriu centenas de repositórios de código aberto infetados com malware multifacetado, dirigidos a…

1 semana ago

Microsoft lança Researcher e Analyst para Microsoft 365 Copilot

O Researcher e o Analyst vão começar a ser disponibilizados para clientes com licença do…

2 semanas ago

Ricardo Morais entra na EY para reforçar área SAP

Ao longo da sua carreira, Ricardo Morais assumiu responsabilidades em gestão de clientes e desenvolvimento…

2 semanas ago