Panasonic quer agilizar instalação de Wi-Fi nos aviões
A Panasonic Avionics terá de aumentar a velocidade de instalação de sistemas de Internet sem fios nas aeronaves para conseguir dar vazão a tanta procura. Diz a empresa que cada vez mais as transportadoras aéreas querem que os seus passageiros estejam ligados ao universo online, mesmo quando viajam uns bons quilómetros acima do solo.
São já várias as companhias aéreas cujos aviões estão equipados com sistemas de conexão Wi-Fi, e a competição é renhida. Diz a Reuters que as transportadoras não só veem estas tecnologias como meios através dos quais os seus passageiros podem estar sempre conectados, mas também como portas para novas fontes de receitas. Ao disponibilizar Internet wireless a bordo dos aviões, as companhias vão atrair muitos anunciantes, ansiosos por desbravar este mercado emergente.
A Panasonic Avionics é uma subsidiária da Panasonic responsável pelo desenvolvimento de soluções e sistemas para a área da aviação, como o próprio nome evidencia, e desde 2009 que já conseguiu conquistar 46 por cento do mercado dos sistemas de Wi-Fi para aeronaves.
Neil James, o diretor de vendas e de marketing da Panasonic Avionics, diz que é preciso aumentar para mil o número de sistemas de Wi-Fi instalados anualmente, face aos 488 de 2014.
Consta que a Panasonic Avionics está a procurar potenciar a sua força no setor através de aquisições, segundo declarações de James à Reuters.
Apesar de os sistemas de Wi-Fi serem consideravelmente mais proeminentes em aviões que perfazem longas distâncias, espera-se que nos próximos tempos estas tecnologias cheguem até aos aviões de viagens de proximidade.