Categories: Inovação

Panasonic desenvolve “robôs assistentes”

A empresa aplicou tecnologias de controlo e sensores que desenvolveu para criar um robô equipado com motores que apoia a mecânica do corpo humano. Estes robôs são seguros de usar e oferecem tranquilidade.

Robôs assistentes para uso industrial

Os “robôs assistentes” são basicamente conjuntos auxiliares de força para uso industrial, desenvolvidos pela Activelink Co., Ltd., uma das empresas de risco internas da Panasonic.
“A mossa missão é ajudar a construir uma sociedade sem barreiras de força, oferecendo uma mão amiga durante o trabalho manual e em outros locais de trabalho”, disse em comunicado Hiromichi Fujimoto, presidente da Activelink Co., Ltd. “Estamos a propor a robótica para ajudar nestes locais de trabalho, porque haverá sempre um certo nível de trabalho que deve ser feito por pessoas, e estes conjuntos de força assistida podem ajudar a reduzir o esforço físico durante esse trabalho”.

AWN-03, um apoio às costas

O AWN-03 foi especialmente desenvolvido para fornecer apoio à parte inferior das costas. O equipamento detecta automaticamente o movimento do utilizador ao levantar e segurar objetos pesados, e envia um sinal aos motores para girar as engrenagens. Também levanta a parte superior do corpo do utilizador enquanto empurra as suas coxas, e como resultado, reduz o stress no utilizador da parte inferior das costas em 15 kg.

Imitando o movimento humano, o PLN-01, chamado “Ninja”, auxilia o movimento do utilizador ao andar e correr, por exemplo caminhadas em caminhos íngremes de montanha durante a arborização. Uma unidade da parte superior do corpo do “Ninja” está atualmente a ser desenvolvida, o que irá ajudar a levantar e transportar objetos pesados.

O Power Loader é um conjunto que pode ser usado durante catástrofes, construção e obras públicas. Tem quatro sensores nas mãos e nos pés, que controlam os 20 motores.

Assist Robots para cuidados à terceira idade

A Panasonic tem estado no negócio de enfermagem há mais de 18 anos no Japão, executando serviços de cuidados de idosos e desenvolvimento de dispositivos que contribuem para o cuidado do idoso. Os cuidados a idosos podem ser mentalmente e fisicamente exigentes para as pessoas que dão e recebem cuidado, por isso a Panasonic está a fornecer soluções que melhoram a qualidade de vida tanto dos idosos como dos cuidadores.

“Como o Japão se tem tornado uma sociedade envelhecida, a Panasonic aspira a contribuir, apoiando aos idosos e suas famílias a levar uma vida confortável cheia de rostos sorridentes e sorrisos”, explicou Hitoshi Sasaki, diretor assistente da Sincere Kourien, uma instalação de cuidados de idosos gerenciada pela Panasonic AGE-FREE. “Há muitos casos que podem ser exigentes tanto para os cuidadores como para os beneficiários dos cuidados. Apenas mover-se da cama para uma cadeira de rodas pode exigir uma grande força de ambas as partes.”

Resyone

A Panasonic desenvolveu Resyone, uma combinação de cama elétrica de cuidados de enfermagem e uma cadeira reclinável elétrica completa. A cama do Resyone abre ao meio e metade transforma-se em uma cadeira de rodas reclinável. Os cuidadores já não têm de erguer residentes da cama para a cadeira de rodas, e isso reduz a pressão tanto sobre o cuidador como sobre os residentes e também ajuda a manter a dignidade dos residentes, explica a empresa.

Susana Marvão

Jornalista especializada em TIC desde 2000, é fã incondicional de todo o tipo de super-heróis e da saga Star Wars. É apaixonada pelo impacto que as tecnologias têm nas empresas.

Recent Posts

Fundo Europeu de Investimento garante 5 milhões de euros à Code for All__

A garantia faz parte de uma iniciativa que visa facilitar o acesso ao financiamento a…

24 horas ago

Ericsson Imagine Live em Portugal destaca papel do 5G

O evento pretendeu dar a conhecer insights de especialistas, explorar demonstrações de vanguarda e discutir…

2 dias ago

Carris Metropolitana tem novo website mobile-first

Depois do lançamento da app, o site surge agora com novas funcionalidades e mais transparência…

3 dias ago

Bit2Me STX inicia testes Sandbox para bolsa de valores blockchain

O Bit2Me STX é uma das primeiras infraestruturas do mercado financeiro blockchain destinada a operar…

4 dias ago

150 mil euros para promover a inovação na Indústria

Bolsa Jorge de Mello é dirigida a investigadores em Portugal e visa impulsionar a investigação…

5 dias ago

UCP é reconhecida como a instituição universitária mais empreendedora em Portugal

O ranking reconhece e destaca o papel crescente das universidades na promoção do empreendedorismo em…

1 semana ago