Categories: MobilidadeSmartphones

Pagamentos contactless representaram 50% das compras no Campeonato de Mundo de Futebol

A VISA, divulgou uma análise dos pagamentos nos estádios do Campeonato do Mundo da FIFA 2018 na Rússia, desde o jogo de abertura, a 14 de junho, até à última semifinal, a 11 de julho. Os dados mostram que os consumidores estão cada vez mais a adotar tecnologias de pagamento inovadoras, já que 50% das compras com cartões Visa nos estádios foram feitas através de contactless, incluindo cartões, dispositivos móveis e wearables.

Os titulares de cartões Visa gastaram em média 1,408 rublos (aproximadamente 20 €) por transação dentro dos estádios durante o campeonato, com os fãs da Rússia a serem os que mais gastaram, seguidos pelos Estados Unidos da América e México, respetivamente. A maioria das compras médias individuais feitas no estádio inclui merchandising (4,200 rublos; aproximadamente 60 €), merchandising Fan Fest (3,300 rublos; 45 €) e bebidas e alimentos no estádio (800 rublos; aproximadamente 11€).

“Os patrocínios a que a Visa se associa permitem-nos mostrar as últimas novidades em inovação de pagamentos num palco mundial”, afirma Lynne Biggar, diretora de Marketing e Comunicação da Visa Inc. “Os dados que mostram os gastos dos portadores de cartões Visa durante o Campeonato do Mundo da FIFA 2018 na Rússia, ilustram o crescimento dos pagamentos contactless na Rússia e a confiança dos fãs de futebol em pagamentos rápidos e seguros, que lhes permita passar menos tempo nas filas e mais tempo focados no jogo.”

Dos 62 jogos disputados no Campeonato do Mundo da FIFA 2018 na Rússia, até à semifinal, o jogo de abertura entre a nação anfitriã e a Arábia Saudita no Estádio Luzhniki teve o maior volume de pagamentos, com os fãs a desembolsarem mais de 55 milhões de rublos (aproximadamente 750,000€). De entre o total de pagamentos durante o jogo de abertura, 69% foram feitos por cidadãos russos e 31% por cidadãos estrangeiros.

Países com maior número de pagamentos

Os dez países cujos fãs mais pagamentos fizeram nos estádios com cartões Visa durante o Campeonato do Mundo da FIFA  foram:

  • Rússia: 750 milhões de rublos (10,2 milhões €)
  • Estados Unidos da América: 188 milhões de rublos (2,6 milhões €)
  • México: 94 milhões de rublos (1,3 milhões €)
  • China: 67 milhões de rublos (913 mil €)
  • Argentina: 41 milhões de rublos (559 mil €)
  • Peru: 35 milhões de rublos (477 mil €)
  • Inglaterra: 34 milhões de rublos (467 mil €)
  • Brasil: 28 milhões de rublos (382 mil €)
  • Colômbia: 26 milhões de rublos (354 mil €)
  • Austrália: 25 milhões de rublos (341 mil €)

Pagamentos no interior do estádio

O jogo de abertura a 14 de junho – onde fãs de 123 países lotaram por completo o estádio – registou o maior volume de transações. A partida de 1 de julho entre a Rússia e a Espanha viu o segundo maior volume de transações durante o torneio.

Em média, o valor das transações  feitas dentro do estádio durante os 62 jogos analisados foi de 1,168 rublos (aproximadamente 16 €). Os fãs russos gastaram em média 1.090 rublos (aproximadamente 15 €) em compras no estádio durante o Campeonato do Mundo da FIFA, ao passo que os apoiantes internacionais que se deslocaram até à Rússia gastaram 1.915 rublos (aproximadamente 26 €).

Top Volume de compras no estádio

Os cinco estádios do Campeonato do Mundo da FIFA onde os fãs de futebol mais pagaram com cartões Visa incluem:

  • Luzhniki (Moscovo): 533 milhões de rublos (7,3 milhões €)
  • São Petersburgo: 208 milhões de rublos (2,8 milhões €)
  • Samara: 125 milhões de rublos (1,7 milhões €)
  • Sochi: 117 milhões de rublos (1,6 milhões €)
  • Spartak (Moscovo): 114 milhões de rublos (1,5 milhões €)

Top Volume de Compras nas zonas Fan Fest

Os cinco locais Fan Fest Campeonato do Mundo da FIFA onde os fãs mais utilizaram os cartões Visa incluem:

  • Luzhniki (Moscovo): 251 milhões de rublos (3,4 milhões €)
  • São Petersburgo: 38 milhões de rublos (517 mil €)
  • Kazan: 11 milhões de rublos (150 mil €)
  • Samara 8,8 milhões de rublos (120 mil €)
  • Sochi: 8,5 milhões de rublos (116 mil €)
João Miguel Mesquita

Desde 1998 que está diretamente ligado às TI. Tendo desenvolvido a sua atividade profissional em projetos como Portugalmail, IOL (Grupo Media Capital), Terravista (Grupo T -Deutsche Telekom) , e Jornal Digital do Norte. Estudou Direito na Universidade Autónoma de Lisboa. É COO e Editor-inChief do Grupo Netmediaeurope/America no Brasil e Portugal. Gestor de projetos e-business, e editor. É um entusiasta do impacto das TI nas industrias criativas.

Recent Posts

Fundo Europeu de Investimento garante 5 milhões de euros à Code for All__

A garantia faz parte de uma iniciativa que visa facilitar o acesso ao financiamento a…

23 horas ago

Ericsson Imagine Live em Portugal destaca papel do 5G

O evento pretendeu dar a conhecer insights de especialistas, explorar demonstrações de vanguarda e discutir…

2 dias ago

Carris Metropolitana tem novo website mobile-first

Depois do lançamento da app, o site surge agora com novas funcionalidades e mais transparência…

3 dias ago

Bit2Me STX inicia testes Sandbox para bolsa de valores blockchain

O Bit2Me STX é uma das primeiras infraestruturas do mercado financeiro blockchain destinada a operar…

4 dias ago

150 mil euros para promover a inovação na Indústria

Bolsa Jorge de Mello é dirigida a investigadores em Portugal e visa impulsionar a investigação…

5 dias ago

UCP é reconhecida como a instituição universitária mais empreendedora em Portugal

O ranking reconhece e destaca o papel crescente das universidades na promoção do empreendedorismo em…

1 semana ago