Pagamento validado com uma… selfie

A Mastercard anunciou hoje o lançamento da denominado Identity Check Mobile, na Europa. Esta nova aplicação de tecnologia de pagamento utiliza dados biométricos, como impressões digitais ou reconhecimento facial, para verificar a identidade do titular do cartão. Ou seja, pode pagar… com uma selfie. Mas, pelo menos para já, esta tecnologia não está disponível no nosso país.

Segundo um comunicado enviado à imprensa, a tecnologia está agora disponível em 12 mercados na Europa – Reino Unido, Áustria, Bélgica, República Checa, Dinamarca, Finlândia, Alemanha, Hungria, Países Baixos, Noruega, Espanha e Suécia, após uma série de testes bem-sucedidos na Holanda, nos EUA e Canadá. Portugal não está, por isso, incluído neste lote de países.

O lançamento global da tecnologia será feito de forma faseada, durante o próximo ano.

A Mastercard Identity Check Mobile elimina a necessidade de os detentores de cartões memorizarem passwords, simplificando, substancialmente, a experiência de checkout online e melhorando, simultaneamente, a segurança.

Em vez disso, o titular do cartão pode verificar a sua identidade, através do scanner de impressão digital no seu smartphone ou através da tecnologia de reconhecimento facial, tirando uma “selfie”.

 “A Mastercard pretende ser referência em matéria de segurança e inovação tecnológica nos pagamentos. A aplicação Mastercard Identity Check Mobile vem ao encontro deste compromisso, facilitando os pagamentos on-line, aumentando a sua fluidez e a eficácia e facilitando o dia-a-dia de todos os consumidores”, afirmou Paulo Raposo, country manager Mastercard para Portugal.

“Estamos absolutamente focados em eliminar qualquer fator de constrangimento na experiência de pagamento on-line, mantendo o mesmo nível de segurança e proteção”, referiu Ajay Bhalla, presidente da área de Enterprise Risk & Security, da Mastercard.

 “Este é um marco significativo na evolução dos pagamentos. Revolucionamos as compras presenciais com os avanços nos cartões contactless, pagamentos móveis e wearables, e agora estamos a tornar a Identity Check Mobile uma realidade para compras on-line na Europa, e em breve, no mundo”.

Este movimento surge após testes e pesquisas revelarem que os consumidores europeus preferem pagamentos biométricos aos atuais sistemas dependentes de passwords.