Categories: Negócios

Pagamento por cartões contactless aumentam na Europa

A tendência de crescimento dos cartões contactless não se reserva aos consumidores mais jovens, tecnologicamente mais conscientes. Em todas as faixas etárias a aceitação do Contactless aumentou sendo até curioso verificar que o maior aumento se regista na faixa etária dos 55 aos 64. O uso de cartões Contactless por parte desta faixa etária cresceu 64% desde 2015.

A adoção de cartões Contactless tem vindo a causar um impacto tangível noutros métodos de pagamento. Em toda a Europa, os utilizadores de cartões Contactless encontram-se mais dispostos a utilizar um dispositivo móvel como forma de pagamento numa loja, a efetuar compras através de uma aplicação do retalhista e para o pagamento de uma refeição.

Os consumidores reconhecem também as vantagens de outros novos métodos de pagamento. Em 2016, 44% das pessoas inquiridas pela Visa admitiram utilizar aplicações de pagamento móvel, face aos 38% no ano passado. Quase metade (46%) concorda que dispor da opção de pagamento através do próprio dispositivo móvel ou wearable torna mais fácil a compra dos bens de que necessitam.

Estes aspetos promovem a aceitação do uso da carteira digital através de diversos canais de compras. Os consumidores europeus estão interessados em utilizar carteiras digitais para efetuar compras cara-a- cara, através de aplicações assim como online. 

Este estudo revelou também que os consumidores têm vindo a recorrer a uma combinação de canais online e físicos ao efetuar compras, particularmente no caso de bens mais caros. Sete em cada dez consumidores europeus são “showroomers” que conhecem o produto na loja antes de comprar online, enquanto 66% adoptam o “webroom” o que significa que procuram o melhor preço on-line, antes de comprar o bem na loja do retalhista.

Apesar do aumento de vendas online na época natalícia, o comércio físico continua a ser o mais significativo nesta altura do ano. Este estudo revela que 60% dos consumidores ainda desfrutam da experiência de interação com os vendedores e avaliação do potencial presente, em pessoa.

Andreia Luís

Recent Posts

Carris Metropolitana tem novo website mobile-first

Depois do lançamento da app, o site surge agora com novas funcionalidades e mais transparência…

2 dias ago

Bit2Me STX inicia testes Sandbox para bolsa de valores blockchain

O Bit2Me STX é uma das primeiras infraestruturas do mercado financeiro blockchain destinada a operar…

3 dias ago

150 mil euros para promover a inovação na Indústria

Bolsa Jorge de Mello é dirigida a investigadores em Portugal e visa impulsionar a investigação…

3 dias ago

UCP é reconhecida como a instituição universitária mais empreendedora em Portugal

O ranking reconhece e destaca o papel crescente das universidades na promoção do empreendedorismo em…

7 dias ago

Visa vai equiparar criadores de conteúdo a PME

O objetivo desta medida é o crescimento económico e o acesso a pagamentos online seguros…

1 semana ago

MEO Empresas lança acesso à internet com velocidades simétricas de 100Gbps

Este novo serviço é especialmente indicado para fornecedores de conteúdos e sites transacionais que procuram…

1 semana ago