Os profissionais mais procurados em 2017
Em um momento de profundas alterações e transformação digital, os perfis tecnológicos são os mais populares. Quais são os profissionais mais procurados em 2017?
Não parece haver qualquer dúvida que a tecnologia desempenha um papel cada vez mais importante dentro das empresas. Como resultado, as empresas precisam de profissionais qualificados e com aptidões para se adaptarem à mudança.
No entanto, há que ter em mente que nem todas as tecnologias têm o mesmo impacto nem atravessam o mesmo momento. Por exemplo, nos últimos anos estamos a testemunhar o boom das redes sociais, o que resultou na consolidação da figura de community manager, ou gestor de redes sociais.
Agora é a hora de outras tendências que irão definir quais os profissionais que serão mais procurados em 2017, de acordo com a empresa espanhola Selligent.
Nunca houve tantos dados dos consumidores disponíveis para as empresas, mas há que saber como explorar essas informações de forma a que se tornem, efetivamente, em uma vantagem. Por isso, os especialistas de dados – datamining – serão muito procurados.
Estes profissionais trabalham com a informação que a empresa possui dos seus clientes, a partir da qual podem desenvolver promoções, deduzir frequências de compra ou segmentar adequadamente os mercados, por exemplo. Em suma, a recolha e análise de dados pode estabelecer melhores estratégias de acordo com as necessidades da empresa, fornecendo soluções para os momentos de baixas de vendas ou detectar os pontos fortes da companhia.
Também vai ser alta a procura de especialistas em marketing on-line e móvel. A Selligent cita dados da Page Personnel, portal especializado em agências de trabalho temporário, segundo os quais o papel do especialista em marketing on-line aumentou mais de 120%. Os traços mais valorizados destes profissionais são a criatividade ao fazer propostas, habilidades de comunicação e relações públicas e conhecimentos das ferramentas mais utilizadas no mercado.
As suas funções essenciais serão influenciar a decisão de compra dos clientes e aumentar as conversões, melhorar o posicionamento da empresa na rede e aumentar o volume de conversas on-line sobre a marca.
Não nos podemos esquecer que está a aumentar o uso de dispositivos móveis para procurar informações e para comprar, de modo que o marketing móvel está a aumentar a sua relevância.
Assim, a Selligent diz que o lançamento de campanhas de cross channel, em várias plataformas e com continuidade segundo o utilizador usa um dispositivo ou outro, é uma das tendências estrelas de marketing. E, neste contexto, o smartphone é o suporte preferido para o consumo digital.
A consequência disso é o incremento da procura por especialistas de marketing móvel, capazes de se adaptarem ao conteúdo web móvel, aumentar o tráfego e criar campanhas especificamente orientadas para smartphones e tablets.
Outra tendência latente nos últimos anos é a gamificação. Por isso, especialistas em jogos de vídeo vão encaixar num cada vez maior número de empresas. A Selligent enfatiza a importância crescente de realidade virtual no mundo do marketing, bem como os bons resultados alcançados com algumas campanhas de gamificação.
O trabalho destes profissionais é criar uma melhor experiência do utilizador, capaz de atrair novos clientes e manter aqueles que já conhecem a marca pelo meio dos conteúdos que podem ser consumidos através das plataformas que melhor se adequem ao público-alvo.
Finalmente, a empresa cita alguns profissionais que não saem de moda: especialistas em Customer Relationship Management (CRM). O seu trabalho é constantemente atualizar os contactos, tanto clientes como fornecedores e parceiros. Mas agora não se limitam a capturar e reter os dados, mas devem também transferir esse conhecimento para estratégias de vendas que irão manter uma comunicação contínua com todos os públicos da empresa, criando um conteúdo personalizado e adaptado às necessidades de cada um.