Categories: Data-Storage

Orlando Magic usa big data para “conhecer” adeptos

A tecnologia é surpreendente na “casa” dos Orlando Magic. Mas Anthony Perez, vice-president business strategy desta equipa de basquetebol da NBA, admitiu na 19ª edição do SAS Fórum Portugal 2014 que os responsáveis não conseguiam tirar o devido partido das vertentes tecnologias do edifício que contempla qualquer coisa como 11 mil ecrãs.

No Fórum do SAS, que decorre durante todo o dia de hoje no Centro de Congressos de Lisboa, o responsável, que apresentou um caso bastante prático, explicou que, atualmente, a venda de bilhetes são a maior fatia do negócio dos Orlando Magic, que ganham ainda dinheiro com a venda dos direitos de transmissão televisiva, merchandise ou patrocínios.

Oram, os pontos onde os dados estão dispersos são imensos, desde CRM; email, pontos de venda, ticketing, wifi… Aliás, é raro nos recintos da NBA haver wifi de forma gratuita. Acontecei que apesar de ser grátis, os adeptos têm de ceder alguns dados para que possam usufruir da oferta o que, para Anthony Perez, se tem mostrado como uma poderosa ferramenta. “Quando obtemos informação na venda de bilhetes apenas temos a informação de quem compra o bilhete, não de quem o acompanha. Com o wifi, todos os que quiserem usar têm de ceder alguma informação”.

Por exemplo, dizia Anthony Perez, a maioria dos bilhetes vendidos no recinto dos Orlando Magic são entradas únicas. Ou seja, adeptos veem um jogo e não voltam, o que preocupava os responsáveis. Porque não voltam, questionavam-se? Mas com o recurso ao Business Analytics acabaram por perceber que, afinal, os adeptos voltavam, os responsáveis é que não sabiam: “Basta não serem eles a comprar os bilhetes e já não sabíamos que eles voltavam. Hoje, já sabemos e podemos redirecionar as nossas ações de uma forma bastante mais assertiva”, explicou a toda a plateia.

Susana Marvão com Filipe Pimentel

Recent Posts

Fundo Europeu de Investimento garante 5 milhões de euros à Code for All__

A garantia faz parte de uma iniciativa que visa facilitar o acesso ao financiamento a…

2 dias ago

Ericsson Imagine Live em Portugal destaca papel do 5G

O evento pretendeu dar a conhecer insights de especialistas, explorar demonstrações de vanguarda e discutir…

3 dias ago

Carris Metropolitana tem novo website mobile-first

Depois do lançamento da app, o site surge agora com novas funcionalidades e mais transparência…

4 dias ago

Bit2Me STX inicia testes Sandbox para bolsa de valores blockchain

O Bit2Me STX é uma das primeiras infraestruturas do mercado financeiro blockchain destinada a operar…

5 dias ago

150 mil euros para promover a inovação na Indústria

Bolsa Jorge de Mello é dirigida a investigadores em Portugal e visa impulsionar a investigação…

6 dias ago

UCP é reconhecida como a instituição universitária mais empreendedora em Portugal

O ranking reconhece e destaca o papel crescente das universidades na promoção do empreendedorismo em…

1 semana ago