Oracle OpenWorld: Larry Ellison anuncia BD autónoma na cloud

O evento mais importante da Oracle, que decorre até dia 5 de outubro, em São Francisco, nos EUA abriu ontem com foco na cloud. O OpenWorld 2017 conta com a presença de visitantes oriundos de mais de 175 países.

“Ao abrirmos o Oracle OpenWorld 2017, damos as boas vindas amais de 60.000 clientes e parceiros para debater a transformação empresarial com a Oracle Cloud”, referiu Judy Sim, Chief Marketing Officer da Oracle.

“Este paradigmático evento tem vindo a evoluir de acordo com as necessidades dos nossos clientes e afirma-se hoje como uma das principais conferências do nosso setor em todo o mundo. Estamos muito satisfeitos com o impacto positivo de mais de 3 mil milhões de dólares que este evento tem tido em São Francisco nos últimos vinte anos.”

O principal anúncio do primeiro dia de trabalhos ocorreu durante a conferência de Larry Ellison, Chairman e CTO da Oracle, que revelou aplicações inteligentes, dotadas de capacidades  para a base de dados e de sistemas de cibersegurança.

A Oracle Autonomous Database Cloud é a primeira base de dados do mundo que se auto gere e tem aplicações de cibersegurança que detetam e previnem os ataques informáticos em tempo real.

A solução elimina a necessidade de gestão humana nas bases de dados facilitando as atualizações automáticas e a incorporação de parches ao mesmo tempo que continua a funcionar. Sem dar lugar a nenhum tipo de erro humano e sem necessidade que ninguém se dedique a fazer-lhe testes, com este lançamento a Oracle minimiza os tempos de inatividade para menos de 30 minutos por ano e garante que as empresas podem reduzir os seus custos para metade do valor, por comparação com a Amazon.

“Não utilizo a expressão tecnologia revolucionária todos os anos no Oracle OpenWorld. Não o faço porque não há assim tantas tecnologias revolucionárias, mas esta é-o verdadeiramente”, disse o executivo.

“Esta tecnologia é verdadeiramente elástica, de forma instantânea. Nunca é preciso afetar-lhe mais recursos do que aqueles de que verdadeiramente necessita. É verdadeiramente a computação on demand“, acrescentou.

Além da BD autónoma, foi também apresentado o novo programa Oracle PartnerNetwork  que estimula o sucesso dos clientes e reconhece e recompensa os parceiros que ofereçam implementações bem-sucedidas da Oracle Cloud de forma continuada. A empresa anunciou que o seu programa de parceiros conta com mais de 25.000 membros.