Oracle e Capgemini juntas na promoção de Exadata

A Oracle e a Capgemini juntaram-se para angariar clientes para a arquitetura Exadata. Para as duas empresas, as bases de dados Exadata apresentam várias vantagens que justificam o investimento.

A Capgemini é uma empresa de outsourcing e, por isso, sabe que os clientes têm sempre novas necessidades de performance a nível dos serviços e ferramentas contratadas. Evoluir por etapas os sistemas já subscritos é um processo que exige investimento regular.

Uma das grandes vantagens dos Exadata é ter tudo concentrado, hardware e base de dados. Outra das vantagens está na diferença de desempenho, para melhor.

A Capgemini juntou-se agora à Oracle, responsável pela arquitetura Exadata, para promover uma demonstração das potencialidades do equipamento como servidor de base de dados. Segundo Jorge Martins, Vice-Presidente da Capgemini, “nas últimas semanas as duas empresas fizeram cerca de dez apresentações a potenciais clientes e já estão marcadas outras cinco para o próximo mês de janeiro”.

O Exadata está no centro de dados da Oni em Lisboa. A ideia é mostrar aos clientes que uma otimização de infraestrutura vai gerar um valor a médio prazo e justificar o investimento feito na mudança de servidores. Os Exadata de gama mais baixa começam nos 250 mil euros.

Numa demonstração feita à imprensa, uma base de dados no Exadata da Oracle conseguiu ser entre oito a 12 vezes mais rápida na agregação de resultados do que uma base de dados concorrente. Vários setores podem tirar partido de um equipamento ao estilo do Exadata, mas o setor público é o que pode ter mais benefícios, sendo que algumas entidades, como a Autoridade Tributária, já funcionam nesta tecnologia. Atualmente já há quase 30 entidades em Portugal que estão a operar numa infraestrutura Exadata da Oracle, que vai na sua versão X-4.

Cátia Colaço

Recent Posts

Carris Metropolitana tem novo website mobile-first

Depois do lançamento da app, o site surge agora com novas funcionalidades e mais transparência…

2 dias ago

Bit2Me STX inicia testes Sandbox para bolsa de valores blockchain

O Bit2Me STX é uma das primeiras infraestruturas do mercado financeiro blockchain destinada a operar…

3 dias ago

150 mil euros para promover a inovação na Indústria

Bolsa Jorge de Mello é dirigida a investigadores em Portugal e visa impulsionar a investigação…

3 dias ago

UCP é reconhecida como a instituição universitária mais empreendedora em Portugal

O ranking reconhece e destaca o papel crescente das universidades na promoção do empreendedorismo em…

7 dias ago

Visa vai equiparar criadores de conteúdo a PME

O objetivo desta medida é o crescimento económico e o acesso a pagamentos online seguros…

1 semana ago

MEO Empresas lança acesso à internet com velocidades simétricas de 100Gbps

Este novo serviço é especialmente indicado para fornecedores de conteúdos e sites transacionais que procuram…

1 semana ago