Oracle apresenta soluções com menos custos para data centers

A eficiência e a redução dos custos na manutenção e gestão de data centers são questões essenciais para as empresas. A Oracle anunciou o desenvolvimento de soluções para este problema, recorrendo a uma nova geração de engineered systems.

Com o objetivo de reduzir os custos e aumentar a eficiência dos data centers, a Oracle criou uma solução económica que passa por uma nova geração de engineered systems. Sistemas como a Oracle Virtual Compute Appliance X5, o Oracle FS1 Series Flash Storage System e a Oracle Exadata Database Machine X5 estão incluídos nesta nova geração.

A solução foi apresentada por Larry Ellison, CTO e Executive Chairman da Oracle, que explicou que a estratégia da empresa passa pela oferta de um serviço vantajoso para os clientes com a utilização de sistemas integrados claros e fáceis de usar. A simplificação das infraestruturas e o aumento da produtividade são dois dos resultados pretendidos para os, até agora, 10 mil clientes que estão a ter a oportunidade de testar o novo serviço.

Quanto às soluções integradas disponíveis, o Oracle Virtual Compute Appliance X5 permite a redução de custos, riscos e a diminuição do tempo de instalação e gestão; o Oracle Database Appliance X5 está pensado para ser utilizado em subsidiárias e filiais oferecendo um suporte de base de dados mais económico; O Oracle Big Data Appliance X5 oferece funcionalidades Hadoop e NoSQL mais rápidas e o Oracle Zero Data Loss Recovery Appliance X5 pretende garantir a segurança dos dados.

Para além das novas soluções integradas, a Oracle apresentou a sexta geração da Oracle Exadata Database Machine X5 que conta com uma novidade que permite a utilização de uma única plataforma para aceder a todas as bases de dados Oracle. Esta funcionalidade possibilita também um custo mais reduzido que a empresa descreve como “o menor custo de que há memória”.

O Oracle Exadata inclui servidores de base de dados escaláveis e servidores de armazenamento também escaláveis bem como conectividade InfiniBand de alta velocidade. Processadores mais rápidos, configurações elásticas que permitem maior personalização e novos recursos de software são algumas das novidades garantidas pela Oracle.

Larry Ellison explicou que com a nova geração de engineered systems, os clientes poderão poupar cerca de 50 por cento e terão um retorno duas vezes maior em termos de desempenho. Acrescentou que a empresa quer posicionar-se como um “player e um concorrente no negócio chave dos centros de dados” e que os novos sistemas e appliances poderão tornar-se essenciais para que o trabalho seja realizado de “forma mais rápida, segura e fiável”.

Redação Silicon

Recent Posts

Vodafone vende cartões eSIM a bordo de aviões da TAP

Objetivo é facilitar o acesso à rede móvel no país de chegada, garantindo que os…

14 horas ago

Chamadas suspeitas? Saiba como evitar burlas telefónicas

Eupago alerta para os perigos das fraudes telefónicas e reúne cinco dicas para a proteção…

1 dia ago

SOS Voz Amiga já ajuda em várias línguas com IA da Samsung

Através da tecnologia Tradução em Tempo Real entre diferentes idiomas da Galaxy AI, a SOS…

3 dias ago

TheFork junta-se à OpenAI como colaborador na fase de Research Preview do Operator

Com o Operator da OpenAI o processo de reserva torna-se mais fluido, ao navegar automaticamente…

4 dias ago

Fernando Vázquez segue em novas funções na Schneider Electric

Com esta nomeação, a empresa reafirma o seu compromisso de estar mais próxima dos seus…

5 dias ago

Kaspersky KATA 7.0 para proteção contra ataques direcionados

Com o lançamento de KATA 7.0, as organizações podem agora beneficiar de capacidades melhoradas de…

1 semana ago