Nos últimos anos, os cursos ligados à área tecnológica, em particular de Tecnologias de Informação – TIs, têm captado um número crescente de estudantes, mas ainda assim insuficiente para um país que lidou nos últimos anos com a maior vaga de emigração qualificada da sua história.
São cada vez mais as solicitações do mercado por profissionais de TIs, seja de empresas já implantadas no nosso país, seja de novas empresas que estão a deslocalizar áreas técnicas para Portugal. Estamos no presente a viver um fenómeno muito interessante em Portugal que é visto, cada vez mais, como um país muito apetecível para este tipo de empresas, o facto de termos grandes polos de formação na áreas da engenharias, com uma qualidade reconhecida internacionalmente, é um dos pontos que mais pesa na tomada da decisão.
Há uma tendência natural para que se procurem cada vez perfis desta área com um grande nível de especialização. Contudo, a aposta das empresas do setor, está cada vez mais orientada para a retenção dos colaboradores.
Vivemos um período onde as empresas estão conscientes do valor dos seus colaboradores no mercado e procuram definir estratégias para que o know-how especializado que possuem seja cada vez mais reconhecido. As estratégias utilizadas não passam apenas por salários competitivos, mas sim por uma melhoria no que diz respeito às condições de trabalho, e uma maior flexibilidade.
Mas afinal como atrair o talento neste sector?
Como reter talento
Os colaboradores da área de IT, procuram cada vez mais o desafio. O vínculo laboral sem termo e um bom enquadramento salarial já não chega para reter os talentos desta área, é preciso que as empresas valorizem e reconheçam a importância dos colaboradores. É preciso que se aposte na formação, na flexibilidade e fazer com que os colaboradores se sintam bem no seu ambiente de trabalho.
A felicidade é sempre a resposta, se as empresas se esforçarem para fazer os colaboradores se sintam felizes, garanto-vos que os recrutadores vão começar a festejar quando conseguirem tirar alguém dessa empresa! Fica a dica: Profissionais de IT, procurem estas empresas. Empresas de IT, sejam estas empresas!
Com o lançamento de KATA 7.0, as organizações podem agora beneficiar de capacidades melhoradas de…
Novos monitores Predator X32 X2 e X27U X1 oferecem imagens de jogo nítidas, com uma…
Adolfo Martinho sucede a Manuel Maria Correia, que liderou a empresa em Portugal desde a…
A Kaspersky descobriu centenas de repositórios de código aberto infetados com malware multifacetado, dirigidos a…
O Researcher e o Analyst vão começar a ser disponibilizados para clientes com licença do…
Ao longo da sua carreira, Ricardo Morais assumiu responsabilidades em gestão de clientes e desenvolvimento…