Categories: Negócios

Opinião | Colaboração, o segredo do negócio?

Tradicionalmente as empresas eram constituídas por equipas fixas localizadas nos escritórios das mesmas, focadas essencialmente na produtividade individual, e as principais interações eram entre colegas. Hoje em dia, aposta-se mais na eficácia de equipas ágeis, flexíveis e dispersas geograficamente, com canais de comunicação abertos diretamente para os colegas, parceiros de negócio e clientes.

Neste novo paradigma, as plataformas de colaboração têm um papel cada vez mais importante na operação das organizações, uma vez que disponibilizam os meios necessários para os utilizadores poderem comunicar através de canais multimédia e partilhar recursos independentemente da sua localização geográfica, e de forma intuitiva e eficiente.

As ferramentas de colaboração avançadas, disponíveis no modelo on-premises ou na cloud, permitem criar espaços de trabalho de alta qualidade, seguros e adaptáveis em toda a organização. Quando colegas, parceiros, fornecedores e clientes podem colaborar de forma mais efetiva, as organizações conseguem adaptar-se rapidamente às mudanças do mercado e estabelecer uma vantagem competitiva.

A utilização destas ferramentas permite melhorar a eficiência operacional das organizações, proporcionado por um maior nível de produtividade e otimização do tempo, assim como a redução dos custos de deslocações e estadias.

A experiência desta utilização assume um papel de extrema importância, e como o conceito de colaboração permite trazer para o mercado de trabalho a experiência que todos temos em ambientes informais, não existe disrupção, tornando os processos mais simples na forma de comunicar e partilhar conteúdos.

Marcar e estar presente em reuniões remotamente deixa de ser um problema, tudo se resolve à distância de um click.

Este novo paradigma da colaboração como fator chave nas organizações traduz-se fundamentalmente em soluções para se ganhar produtividade através da simplificação dos processos de comunicação.

Leia também : Os novos trunfos da IA
Mafalda Freire

Colaboradora da B!T, escreve sobre TI e faz ensaios. Esteve ligada à área de e-commerce durante vários anos e é fã de tecnologia, do Star Wars e de automóveis.

Recent Posts

PMEs portuguesas destacam-se no investimento digital

As PMEs portuguesas estão a apostar cada vez mais em tecnologia digital, com 87% a…

2 dias ago

Espanhola Extom integrada no Grupo inCentea

A Extom assenta a sua atuação no Cegid XRP Enterprise, uma solução direcionada ao mercado…

5 dias ago

D-Link apresenta nova gama de switches

A DMS-1250 pode ser gerida local ou remotamente através do ecossistema Nuclias Connect.

6 dias ago

Altice Portugal divulga resultados do trimestre

No 3º trimestre de 2024 as Receitas da Altice Portugal ascenderam a 704M€, o EBITDA…

7 dias ago

Ifthenpay e EBANX alavancam pagamentos instantâneos

Método de pagamento instantâneo promete aumentar vendas e número de clientes do comércio online português.

1 semana ago

Colt e Ciena aceleram velocidade transmissão em conectividade transatlântica

As duas empresas alcançaram um novo patamar ao ultrapassarem os limites de velocidade e de…

1 semana ago