As vagas, contratações e número de novos profissionais na área das Tecnologias de Informação e Comunicação estão a diminuir. Os dados são do European Vacancy Monitor.
O número de alunos inscritos em cursos superiores na área das ciências da computação reduziu de cinco para quatro por cento entre 2004 e 2011. Segundo os números do Eurostat, esta diminuição é ainda mais visível entre as mulheres, com menos de uma em cada cinco estudantes do ensino superior a optarem pelas áreas das TIC.
No entanto, nos primeiros trimestres de 2012 e 2013 os dados mostram que o número de vagas para empregos no setor das Tecnologias de Informação e Comunicação estagnou nos primeiros meses do ano e que o número de contratações diminuiu cerca de dois por cento.
O software e o desenvolvimento de aplicações são as áreas no setor que têm escapado melhor a esta tendência de estagnação do mercado. Estas áreas registam um peso cada vez mais relevante nos 4,3 milhões de empregos gerados pelas TIC na União Europeia. O mercado continua também a procurar ativamente analistas, profissões que se mantêm no top 25 das que mais crescem, juntamente com serviços empresariais, gestores e professores.
Lituânia, Malta, Estónia, Bulgária, Eslováquia, Chipre, Roménia, Polónia e Áustria são os países onde as TIC assumem um lugar mais relevante no mercado de emprego para as populações mais jovens.
Segundo os dados divulgados hoje pela Comissão Europeia, nestes países europeus, um em cada três cidadãos empregados na área das Tecnologias de Informação e comunicação têm entre 15 e 29 anos.
Com o lançamento de KATA 7.0, as organizações podem agora beneficiar de capacidades melhoradas de…
Novos monitores Predator X32 X2 e X27U X1 oferecem imagens de jogo nítidas, com uma…
Adolfo Martinho sucede a Manuel Maria Correia, que liderou a empresa em Portugal desde a…
A Kaspersky descobriu centenas de repositórios de código aberto infetados com malware multifacetado, dirigidos a…
O Researcher e o Analyst vão começar a ser disponibilizados para clientes com licença do…
Ao longo da sua carreira, Ricardo Morais assumiu responsabilidades em gestão de clientes e desenvolvimento…