Categories: Data-StorageSoftware

Oculus processada por roubo de tecnologia

A fabricante de óculos de realidade virtual Oculus foi processada pela ZeniMax, por alegadamente ter-se apropriado ilegalmente de tecnologia patenteada e pelo roubo de segredos comerciais para o desenvolvimento dos seus óculos Rift. A produtora de jogos de vídeo disse que as violações rondam os milhares de milhões de dólares.

De acordo com a queixa submetida ontem pela ZeniMax num tribunal no Texas, a Oculus maliciosamente apoderou-se de sequências de código de computador registadas, segredos comerciais e conhecimento técnico, e aplicou-os sem o devido consentimento da ZeniMax, ferramentas estas que tem utilizado no desenvolvimento dos seus óculos de realidade virtual Rift.

Poucas semanas após o Facebook ter, em março, revelado as suas intenções para adquirir a Oculus por dois mil milhões de dólares, a ZeniMax enviou cartas para ambas as empresas acusando John Carmack, um programador que deixou a empresa em novembro do ano passado, de partilhar informação confidencial e tecnologia patenteada com a Oculus, onde ocupou o cargo de diretor de tecnologia.

“Não podemos ignorar a exploração ilegal de propriedade intelectual que nós desenvolvemos e que nos pertence, nem vamos permitir que apropriação indevida e qualquer outra infração saiam impunes”, assegurou o diretor executivo da ZeniMax Robert Altman.

No processo submetido, a Oculus é também acusada de, com a ajuda de Carmack, ter contratado vários antigos funcionários da ZeniMax que estavam na posse de dados confidenciais relativos aos projetos da empresa e às suas tecnologias.

Por seu lado, a Oculus declarou que “a ZeniMax não contribuiu para nenhuma tecnologia” da empresa. “A Oculus vai defender terminantemente as suas reivindicações”.

Filipe Pimentel

Formado em Ciências da Comunicação, tem especial interesse pelas áreas das Letras, do Cinema, das Relações Internacionais e da Cibersegurança. É incondicionalmente apaixonado por Fantasia e Ficção Científica e adora perder-se em mistérios policiais.

Recent Posts

Kaspersky KATA 7.0 para proteção contra ataques direcionados

Com o lançamento de KATA 7.0, as organizações podem agora beneficiar de capacidades melhoradas de…

3 dias ago

Acer lança nova dupla de monitores de gaming Predator QD-OLED

Novos monitores Predator X32 X2 e X27U X1 oferecem imagens de jogo nítidas, com uma…

4 dias ago

Adolfo Martinho é o novo diretor-geral da DXC Technology em Portugal

Adolfo Martinho sucede a Manuel Maria Correia, que liderou a empresa em Portugal desde a…

5 dias ago

Atenção ao malware oculto no GitHub

A Kaspersky descobriu centenas de repositórios de código aberto infetados com malware multifacetado, dirigidos a…

1 semana ago

Microsoft lança Researcher e Analyst para Microsoft 365 Copilot

O Researcher e o Analyst vão começar a ser disponibilizados para clientes com licença do…

1 semana ago

Ricardo Morais entra na EY para reforçar área SAP

Ao longo da sua carreira, Ricardo Morais assumiu responsabilidades em gestão de clientes e desenvolvimento…

2 semanas ago