Obama quer reforçar privacidade digital dos cidadãos

Washington vai hoje discutir três novos projetos de lei que visam reforçar a proteção dos dados dos utilizadores norte-americanos. O Presidente Barack Obama tem, nos últimos tempos, levado a cabo uma multiplicidade de intervenções para assegurar a privacidade dos seus cidadãos.

Reconhecendo o enorme volume de dados que os utilizadores dos Estados Unidos –e não só – armazenam nos seus dispositivos móveis, o Congresso norte-americano tem dado provas de estar empenhado em escudar a privacidade dos cidadãos, face às ameaças que proliferam, imparáveis, no universo digital.

Obama deverá hoje, no decorrer do discurso a que dará voz na Comissão Federal do Comércio, refletir sobre as propostas legais avançadas referentes à solidificação da proteção da privacidade dos utilizadores norte-americanos.

Oficiais da Casa Branca afirmaram que o Presidente da maior potência mundial procurará implementar um novo padrão, a nível nacional, que obrigará as empresas a notificarem os seus consumidores que, devido a uma quebra na segurança, as suas informações pessoais foram comprometidas. Este aviso deverá, sem exceção, ocorrer num prazo máximo de 30 dias após o incidente que colocou em xeque a privacidade dos cidadãos.

Para que esta medida seja operacionalizada, tem de primeiro passar pelo crivo do Congresso e receber a respetiva aprovação.

Obama, na mesma ocasião, intentará recuperar a “Declaração dos Direitos da Privacidade dos Consumidores”, concebida em 2012 pela Casa Branca. O Presidente vai procurar transformar a declaração em lei.

Filipe Pimentel

Formado em Ciências da Comunicação, tem especial interesse pelas áreas das Letras, do Cinema, das Relações Internacionais e da Cibersegurança. É incondicionalmente apaixonado por Fantasia e Ficção Científica e adora perder-se em mistérios policiais.

Recent Posts

Carris Metropolitana tem novo website mobile-first

Depois do lançamento da app, o site surge agora com novas funcionalidades e mais transparência…

1 dia ago

Bit2Me STX inicia testes Sandbox para bolsa de valores blockchain

O Bit2Me STX é uma das primeiras infraestruturas do mercado financeiro blockchain destinada a operar…

2 dias ago

150 mil euros para promover a inovação na Indústria

Bolsa Jorge de Mello é dirigida a investigadores em Portugal e visa impulsionar a investigação…

3 dias ago

UCP é reconhecida como a instituição universitária mais empreendedora em Portugal

O ranking reconhece e destaca o papel crescente das universidades na promoção do empreendedorismo em…

6 dias ago

Visa vai equiparar criadores de conteúdo a PME

O objetivo desta medida é o crescimento económico e o acesso a pagamentos online seguros…

1 semana ago

MEO Empresas lança acesso à internet com velocidades simétricas de 100Gbps

Este novo serviço é especialmente indicado para fornecedores de conteúdos e sites transacionais que procuram…

1 semana ago