O que é os utilizadores esperam dos serviços das operadoras? Relatório da GSMA responde

O estudo, conduzido pela Context Consulting, abordou 4.045 pessoas, na China, Índia, Espanha e Estados Unidos, sobre o uso dos serviços tradicionais de texto e voz oferecidos pelas operadoras móveis, bem como sobre os serviços de mensagens baseados na internet.

O relatório identificou um forte interesse em novos serviços avançados de mensagens geridos pela operadora, como pré chamadas, mensagens instantâneas, vídeos ao vivo, fotos em tempo real ou partilha de arquivos – ativados pelos Serviços de Comunicações Avançadas (RCS) e por Voz sobre LTE (VoLTE) e que funcionem em todos os dispositivos e redes, sem necessidade de fazer o download de uma aplicação.

Os serviços geridos pelas operadoras móveis foram os preferidos em comparação com os já existentes e os de mensagens baseados na internet, com 79% das pessoas entrevistadas, a afirmar que tal serviço seria relevante e 89% apontando-o como algo exclusivo.

“Embora os serviços de mensagens baseados na internet sejam incrivelmente populares, eles isolam e são fechados, pois exigem que os utilizadores façam o download de uma aplicação ao qual os seus contatos podem não estar conectados”, diz Alex Sinclair, diretor de Tecnologia da GSMA.

O executivo da GSMA acrescenta, ainda, que as operadoras móveis têm um papel importante a desempenhar na oferta de serviços de mensagens seguras e de confiança que sejam interoperáveis, universais e funcionem diretamente em qualquer dispositivo e em qualquer rede.

“As operadoras devem atender a essa a procura por serviços de RCS e de VoLTE que, quando conectados com outras operadoras, permitam aos utilizadores alcançar qualquer um em qualquer rede e forneçam experiências surpreendentes de mensagens”, completa Sinclair.

O relatório destaca que os consumidores estão à procura de um único serviço de comunicação, que seja rico em recursos e que possa alcançar todos os seus contatos.

Nos quatro mercados estudados, os entrevistados estavam entusiasmados com a possibilidade de saber se uma ligação é ou não importante e, inclusive, de destacar o assunto da chamada. Os entrevistados também destacaram a possibilidade de usar o mesmo serviço de chamadas de voz em redes móveis e em redes Wi-Fi.

 

Solange Calvo

Depois de atuar na TV Manchete, TV Globo, Jornal do Commercio, Rádio Manchete, Rádio Tupi, a jornalista especializou-se em Tecnologia da Informação e Telecomunicações há mais de 25 anos, atuando como editora-executiva em importantes veículos especializados como Computerworld Brasil e CIO Brasil, além de revistas corporativas da Módulo, Oracle e Microsoft e projetos especiais da IBM Brasil. Rendeu-se à era digital e contribui com seu trabalho para a consolidação de um mundo cada vez mais móvel e conectado. Amante da boa gastronomia, há muito escolheu trocar o divã pelo fogão e brindar os amigos com pratos assinados. Sua bandeira: bom humor, sempre.

Recent Posts

Carris Metropolitana tem novo website mobile-first

Depois do lançamento da app, o site surge agora com novas funcionalidades e mais transparência…

2 dias ago

Bit2Me STX inicia testes Sandbox para bolsa de valores blockchain

O Bit2Me STX é uma das primeiras infraestruturas do mercado financeiro blockchain destinada a operar…

3 dias ago

150 mil euros para promover a inovação na Indústria

Bolsa Jorge de Mello é dirigida a investigadores em Portugal e visa impulsionar a investigação…

4 dias ago

UCP é reconhecida como a instituição universitária mais empreendedora em Portugal

O ranking reconhece e destaca o papel crescente das universidades na promoção do empreendedorismo em…

1 semana ago

Visa vai equiparar criadores de conteúdo a PME

O objetivo desta medida é o crescimento económico e o acesso a pagamentos online seguros…

1 semana ago

MEO Empresas lança acesso à internet com velocidades simétricas de 100Gbps

Este novo serviço é especialmente indicado para fornecedores de conteúdos e sites transacionais que procuram…

1 semana ago