A NTT DoCoMo e a Nokia estão a trabalhar para desenvolver redes de alta velocidade para suportar tecnologia wireless de quinta geração. Consta que os frutos desta parceria devem ser revelados nos Jogos Olímpicos de 2020 em Tóquio, embora pormenores sobre a colaboração sejam apresentados ainda esta semana no Mobile World Congress em Barcelona.
Trabalhando no sentido de desenvolver redes que ofereçam uma maior velocidade de navegação e que possam adaptar-se às tecnologias 5G, a DoCoMo e a Nokia, a maior operadora móvel japonesa e a terceira maior fabricante de equipamentos de rede, respetivamente, deverão, conta a Reuters, apresentar os progressos que conjuntamente têm feito ao nível de equipamento de rádio de quinta geração, no Mobile World Congress, que decorre esta semana em Barcelona.
Consta que as duas empresas conseguiram, num teste interno, atingir velocidades superiores a dois gigabits por segundo, recorrendo à tecnologia de rádio da Nokia Networks e operando na banda dos 70 GHz.
As atuais redes 4G têm, teoricamente, uma capacidade para alcançar velocidades até os 300 megabits por segundo. A utilização comercial destas redes, contudo, não chega a atingir tais valores, mas foi responsável por um aumento significativo do tráfego nos telemóveis, nomeadamente para visualizar conteúdo multimédia, como TV online.
Espera-se que ainda este ano a DoCoMo e a Nokia realizem um teste público dos seus mais recentes desenvolvimentos tecnológicos.
De acordo com a agência noticiosa, a frequência na qual se moverá a tecnologia destas duas empresas integra o espectro de dez a cem GHz que a União Internacional de Telecomunicações deverá disponibilizar até 2019 para as redes móveis 5G.
Com o lançamento de KATA 7.0, as organizações podem agora beneficiar de capacidades melhoradas de…
Novos monitores Predator X32 X2 e X27U X1 oferecem imagens de jogo nítidas, com uma…
Adolfo Martinho sucede a Manuel Maria Correia, que liderou a empresa em Portugal desde a…
A Kaspersky descobriu centenas de repositórios de código aberto infetados com malware multifacetado, dirigidos a…
O Researcher e o Analyst vão começar a ser disponibilizados para clientes com licença do…
Ao longo da sua carreira, Ricardo Morais assumiu responsabilidades em gestão de clientes e desenvolvimento…