A NTT DoCoMo e a Nokia estão a trabalhar para desenvolver redes de alta velocidade para suportar tecnologia wireless de quinta geração. Consta que os frutos desta parceria devem ser revelados nos Jogos Olímpicos de 2020 em Tóquio, embora pormenores sobre a colaboração sejam apresentados ainda esta semana no Mobile World Congress em Barcelona.
Trabalhando no sentido de desenvolver redes que ofereçam uma maior velocidade de navegação e que possam adaptar-se às tecnologias 5G, a DoCoMo e a Nokia, a maior operadora móvel japonesa e a terceira maior fabricante de equipamentos de rede, respetivamente, deverão, conta a Reuters, apresentar os progressos que conjuntamente têm feito ao nível de equipamento de rádio de quinta geração, no Mobile World Congress, que decorre esta semana em Barcelona.
Consta que as duas empresas conseguiram, num teste interno, atingir velocidades superiores a dois gigabits por segundo, recorrendo à tecnologia de rádio da Nokia Networks e operando na banda dos 70 GHz.
As atuais redes 4G têm, teoricamente, uma capacidade para alcançar velocidades até os 300 megabits por segundo. A utilização comercial destas redes, contudo, não chega a atingir tais valores, mas foi responsável por um aumento significativo do tráfego nos telemóveis, nomeadamente para visualizar conteúdo multimédia, como TV online.
Espera-se que ainda este ano a DoCoMo e a Nokia realizem um teste público dos seus mais recentes desenvolvimentos tecnológicos.
De acordo com a agência noticiosa, a frequência na qual se moverá a tecnologia destas duas empresas integra o espectro de dez a cem GHz que a União Internacional de Telecomunicações deverá disponibilizar até 2019 para as redes móveis 5G.
A garantia faz parte de uma iniciativa que visa facilitar o acesso ao financiamento a…
O evento pretendeu dar a conhecer insights de especialistas, explorar demonstrações de vanguarda e discutir…
Depois do lançamento da app, o site surge agora com novas funcionalidades e mais transparência…
O Bit2Me STX é uma das primeiras infraestruturas do mercado financeiro blockchain destinada a operar…
Bolsa Jorge de Mello é dirigida a investigadores em Portugal e visa impulsionar a investigação…
O ranking reconhece e destaca o papel crescente das universidades na promoção do empreendedorismo em…