Nokia compra marca de wearables de saúde Withings
A Nokia está de volta ao mercado de consumo, com a aquisição da marca de fitness e saúde Withings. O negócio vale 170 milhões de euros e constitui um passo importante para a empresa finlandesa no segmento de saúde digital – além de permitir rivalizar com a Apple e o seu HealthKit.
A Withings é mais conhecida pelas suas pulseiras e relógios de fitness, mas também tem balanças inteligentes, termómetros e monitores para bebés. Auto denomina-se “pioneira na revolução da saúde conectada” e tem arrecadado vários prémios para as suas soluções. A Nokia pretende concluir o processo de aquisição no terceiro trimestre do ano e integrar a Withings na unidade Nokia Technologies.
“Temos dito de forma consistente que a saúde digital era uma área de interesse estratégico para a Nokia, e estamos agora a tomar medidas concretas para tirar partido de uma oportunidade neste vasto e importante mercado”, disse Rajeev Suri, president e CEO da Nokia. O executivo sublinhou que se trata de um passo decisivo para reforçar a estratégia de Internet das Coisas da empresa.
Pelo lado da Withings, que foi fundada em França há nove anos, o CEO Cédric Hutchins disse estar muito entusiasmado com a mudança, porque lhes permitirá levar as soluções da empresa a mais pessoas.
Segundo o comunicado das duas empresas, a integração dará origem à criação de uma nova unidade de negócio, Nokia Digital Health, que será liderada pelo cofundador da Withings, Cédric Hutchins, e irá “casar” as visões das duas empresas para este segmento.
A marca tem neste momento 200 colaboradores, espalhados pelos vários escritórios em Paris, Cambridge e Hong Kong. O portfólio da Withings inclui aparelhos de monitorização de exercício, balanças, termómetros, monitores de pressão sanguínea, dispositivos de análise de composição corporal e monitores domésticos, entre outros. Além dos produtos, a marca tem um ecossistema de cerca de uma centena de aplicações compatíveis.