Categories: Negócios

Nintendo revela planos para app de comunicação e serviço de subscrição

Um dos desenvolvimentos mais aguardados da estratégia da gigante nipónica este ano é a entrada nos jogos e aplicações para dispositivos móveis. Kimishima revelou que as pré-reservas para o primeiro título, ‘Miitomo’, vão abrir a 17 de fevereiro e todos os utilizadores que se registarem irão receber “um bónus”. O registo pode ser feito com email, conta de rede social ou os dados da conta Nintendo Network, e o título vai chegar depois em março. Um dado curioso é que a empresa chama-lhe “aplicação para dispositivos inteligentes”, disponível em iOS e Android.

“O Miitomo é uma aplicação de entretenimento que transforma a comunicação com os amigos numa espécie de jogo. Após o seu lançamento, esperamos que muita gente se pergunte porque é que este tipo de aplicação nunca existiu antes”, disse Kimishima na conferência. O que é ao certo? Não se percebe bem. No Miitomo há um avatar, o Mii, que aparece no dispositivo em representação do utilizador. “Ao contrário da maioria das apps de comunicação, em que a pessoa deve enviar proativamente a mensagem, os Mii são conversadores e vão impulsionar conversas únicas e ajudar os amigos a conectarem-se com tópicos aleatórios e divertidos”, explicou o presidente. A app tem ainda uma componente de fotos.

A má notícia é que o Miitomo será lançado primeiro em oito línguas que não incluem o português, e o lançamento inicial será feito em 16 países – uma lista onde não está Portugal nem Brasil.

Mas a Nintendo promete continuar a expansão para o móvel. “Depois do lançamento do Miitomo em março, vamos lançar aplicações de jogos para dispositivos inteligentes de forma constante”, indicou o presidente.

A outra parte da estratégia da marca para este ano é o lançamento do serviço de subscrição “My Nintendo”, com o objetivo de atingir 100 milhões de assinantes. Trata-se de um programa de fidelização, com acumulações de pontos platina e ouro, que servirão para trocar por jogos, downloads e outros conteúdos/experiências que a marca pretende oferecer. Este programa chegará a 39 países em março, incluindo Portugal e Brasil.

Ana Rita Guerra

Jornalista de economia e tecnologia há mais de dez anos, interessa-se pelas ideias disruptivas que estão a mudar a forma como se consome e se trabalha. Vive em Los Angeles e tem um gosto especial por startups, música, papas de aveia e kickboxing.

Recent Posts

Vodafone vende cartões eSIM a bordo de aviões da TAP

Objetivo é facilitar o acesso à rede móvel no país de chegada, garantindo que os…

15 horas ago

Chamadas suspeitas? Saiba como evitar burlas telefónicas

Eupago alerta para os perigos das fraudes telefónicas e reúne cinco dicas para a proteção…

2 dias ago

SOS Voz Amiga já ajuda em várias línguas com IA da Samsung

Através da tecnologia Tradução em Tempo Real entre diferentes idiomas da Galaxy AI, a SOS…

3 dias ago

TheFork junta-se à OpenAI como colaborador na fase de Research Preview do Operator

Com o Operator da OpenAI o processo de reserva torna-se mais fluido, ao navegar automaticamente…

4 dias ago

Fernando Vázquez segue em novas funções na Schneider Electric

Com esta nomeação, a empresa reafirma o seu compromisso de estar mais próxima dos seus…

5 dias ago

Kaspersky KATA 7.0 para proteção contra ataques direcionados

Com o lançamento de KATA 7.0, as organizações podem agora beneficiar de capacidades melhoradas de…

1 semana ago