Categories: Negócios

Nintendo revela planos para app de comunicação e serviço de subscrição

Um dos desenvolvimentos mais aguardados da estratégia da gigante nipónica este ano é a entrada nos jogos e aplicações para dispositivos móveis. Kimishima revelou que as pré-reservas para o primeiro título, ‘Miitomo’, vão abrir a 17 de fevereiro e todos os utilizadores que se registarem irão receber “um bónus”. O registo pode ser feito com email, conta de rede social ou os dados da conta Nintendo Network, e o título vai chegar depois em março. Um dado curioso é que a empresa chama-lhe “aplicação para dispositivos inteligentes”, disponível em iOS e Android.

“O Miitomo é uma aplicação de entretenimento que transforma a comunicação com os amigos numa espécie de jogo. Após o seu lançamento, esperamos que muita gente se pergunte porque é que este tipo de aplicação nunca existiu antes”, disse Kimishima na conferência. O que é ao certo? Não se percebe bem. No Miitomo há um avatar, o Mii, que aparece no dispositivo em representação do utilizador. “Ao contrário da maioria das apps de comunicação, em que a pessoa deve enviar proativamente a mensagem, os Mii são conversadores e vão impulsionar conversas únicas e ajudar os amigos a conectarem-se com tópicos aleatórios e divertidos”, explicou o presidente. A app tem ainda uma componente de fotos.

A má notícia é que o Miitomo será lançado primeiro em oito línguas que não incluem o português, e o lançamento inicial será feito em 16 países – uma lista onde não está Portugal nem Brasil.

Mas a Nintendo promete continuar a expansão para o móvel. “Depois do lançamento do Miitomo em março, vamos lançar aplicações de jogos para dispositivos inteligentes de forma constante”, indicou o presidente.

A outra parte da estratégia da marca para este ano é o lançamento do serviço de subscrição “My Nintendo”, com o objetivo de atingir 100 milhões de assinantes. Trata-se de um programa de fidelização, com acumulações de pontos platina e ouro, que servirão para trocar por jogos, downloads e outros conteúdos/experiências que a marca pretende oferecer. Este programa chegará a 39 países em março, incluindo Portugal e Brasil.

Ana Rita Guerra

Jornalista de economia e tecnologia há mais de dez anos, interessa-se pelas ideias disruptivas que estão a mudar a forma como se consome e se trabalha. Vive em Los Angeles e tem um gosto especial por startups, música, papas de aveia e kickboxing.

Recent Posts

Fundo Europeu de Investimento garante 5 milhões de euros à Code for All__

A garantia faz parte de uma iniciativa que visa facilitar o acesso ao financiamento a…

1 dia ago

Ericsson Imagine Live em Portugal destaca papel do 5G

O evento pretendeu dar a conhecer insights de especialistas, explorar demonstrações de vanguarda e discutir…

3 dias ago

Carris Metropolitana tem novo website mobile-first

Depois do lançamento da app, o site surge agora com novas funcionalidades e mais transparência…

4 dias ago

Bit2Me STX inicia testes Sandbox para bolsa de valores blockchain

O Bit2Me STX é uma das primeiras infraestruturas do mercado financeiro blockchain destinada a operar…

5 dias ago

150 mil euros para promover a inovação na Indústria

Bolsa Jorge de Mello é dirigida a investigadores em Portugal e visa impulsionar a investigação…

6 dias ago

UCP é reconhecida como a instituição universitária mais empreendedora em Portugal

O ranking reconhece e destaca o papel crescente das universidades na promoção do empreendedorismo em…

1 semana ago