Categories: EmpresasNegócios

Netflix torna-se global: serviço disponível em (quase) todo o mundo

* em Las Vegas

A cobertura é quase total, com algumas ressalvas: a entrada na China ainda está a ser negociada entre a Netflix e o governo de Pequim, e na Crimeia, Coreia do Norte e Síria não será possível porque as empresas norte-americanas estão proibidas de operar nestes países.

“Hoje, neste momento, estão a assistir ao nascimento de uma rede global de televisão por internet”, declarou o CEO Reed Hastings na keynote. Depois, na conferência de imprensa, fez uma comparação. “O lançamento de hoje é como ter um filho, o trabalho a sério vem nos próximos vinte anos.”

No palco do hotel Venetian, em Las Vegas, a Netflix fez um desfiles de estrelas e conversou com protagonistas das suas produções originais “Narcos” – com o brasileiro Wagner Moura, “Jessica Jones” (Krysten Ritter) e “Chelsea Does” (Chelsea Handler). Aqui está uma das chaves para o sucesso da plataforma, que no último ano disparou o investimento em séries, documentários e filmes próprios. Mas Hastings fez questão de sublinhar que “o conteúdo local é um paradigma antigo, em que só se pode fazer distribuição local.” O que a empresa quer é simples: “produzir localmente e distribuir globalmente.”

Questionado sobre projetos na realidade virtual, o CEO disse que ainda estamos numa fase incipiente do segmento e que, embora seja “bastante fácil colocar a experiência televisiva num aparelho”, não há ainda anúncios a fazer.

Hastings referiu ainda o lançamento recente em Portugal e disse que um dos mercados de maior crescimento é a América Latina, incluindo Brasil, apesar do abrandamento da economia no país. O diretor de conteúdos Ted Sarandos revelou que está em produção uma segunda produção local inteiramente em espanhol, uma espécie de “telenovela topo de gama” e que todos os novos conteúdos serão distribuídos em todo o mundo.

Isto porque algumas das primeiras produções originais foram licenciadas a cadeias de televisão nos países onde a Netflix não operava. Foi o que aconteceu em Portugal, o que obrigou ao lançamento do serviço sem “House of Cards” nem “Orange is the new black.”

Para os fãs de Star Wars, Sarandos indicou que a disponibilização dos episódios da saga está a ser trabalhada com a Disney, com a qual a empresa fez um acordo há três anos. No entanto, tal será possível apenas no mercado norte-americano.

E quanto à possibilidade de cobrir eventos ao vivo, como jogos, Sarandos afastou a hipótese. “A chave é o on demand. Eventos ao vivo é televisão linear, a agregação de grandes audiências ao mesmo tempo.”

Nenhum dos executivos revelou números concretos, mas disseram que não só o número de assinantes está a subir como “as pessoas estão a passar mais horas a ver Netflix.” É o efeito de ‘binge watching’ que a televisão por streaming popularizou.

 

 

 

 

Ana Rita Guerra

Jornalista de economia e tecnologia há mais de dez anos, interessa-se pelas ideias disruptivas que estão a mudar a forma como se consome e se trabalha. Vive em Los Angeles e tem um gosto especial por startups, música, papas de aveia e kickboxing.

Recent Posts

Fundo Europeu de Investimento garante 5 milhões de euros à Code for All__

A garantia faz parte de uma iniciativa que visa facilitar o acesso ao financiamento a…

1 dia ago

Ericsson Imagine Live em Portugal destaca papel do 5G

O evento pretendeu dar a conhecer insights de especialistas, explorar demonstrações de vanguarda e discutir…

2 dias ago

Carris Metropolitana tem novo website mobile-first

Depois do lançamento da app, o site surge agora com novas funcionalidades e mais transparência…

4 dias ago

Bit2Me STX inicia testes Sandbox para bolsa de valores blockchain

O Bit2Me STX é uma das primeiras infraestruturas do mercado financeiro blockchain destinada a operar…

5 dias ago

150 mil euros para promover a inovação na Indústria

Bolsa Jorge de Mello é dirigida a investigadores em Portugal e visa impulsionar a investigação…

5 dias ago

UCP é reconhecida como a instituição universitária mais empreendedora em Portugal

O ranking reconhece e destaca o papel crescente das universidades na promoção do empreendedorismo em…

1 semana ago